sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Urbs conclui reforma nos terminais Caiuá, Carmo e Boa Vista

A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, conclui nesta semana a reforma de mais sete terminais de transporte. Com isso, até sexta-feira estarão prontos 14 dos 18 terminais que estão sendo reformados para melhorar a eficiência do transporte coletivo e oferecer mais conforto e segurança aos passageiros.

Nesta quarta-feira (5) foram concluídos os trabalhos nos terminais Caiuá, Carmo e Boa Vista e até sexta (7) ficam prontos os terminais CIC, Portão, Boqueirão e Capão Raso. Ainda neste mês ficarão prontas as obras nos terminais Campina do Siqueira, Campo Comprido, Oficinas e Santa Cândida.

As obras são de revitalização de equipamentos e ampliação de plataformas, no maior projeto de reforma de terminais implementado pela Urbs desde a implantação destes equipamentos na década de 70. No total, estão sendo investidos R$ 9,6 milhões na melhoria de 17 terminais, além dos R$ 4,4 milhões investidos, no início do ano na reforma e ampliação, em 40%, do terminal Pinheirinho, ponto de partida e chegada dos ônibus da Linha Verde.

Dos 21 terminais, apenas três ainda não estão em obras. A reforma do terminal do Hauer já está em licitação e, no Cabral, a previsão é que as obras, que serão feitas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) sejam iniciadas ainda neste mês. A reforma do Terminal Cabral será feita a partir de projeto desenvolvido pela Urbs e Ippuc, como contrapartida à integração, em novembro do ano passado, do terminal Guaraituba, de Colombo. Já para o terminal Capão da Imbuia o projeto prevê a reconstrução em outra área, próxima da atual, obra para a qual a prefeitura vem buscando recursos.

Obras – O terminal Caiuá, que ficou pronto nesta quarta-feira, ganhou calçadas, pistas internas, novas instalações sanitárias e para portadores de deficiências, novas guaritas de vigilância e cabines para cobradores e catracas. Também foi recuperado o piso e instalado novo tapete emborrachado e antiderrapante, além de pintura da estrutura metálica e vedação contra goteiras.

O terminal Carmo teve a plataforma das linhas do expresso ampliada garantindo espaço ao Ligeirão Boqueirão que entrará em operação nos próximos meses. Além de revisão do sistema elétrico, das calhas e das estruturas, o complexo ganhou nova sinalização horizontal e vertical e infraestrutura para receber deficientes.

Já no Terminal Boa Vista houve troca de elevadores e reforma das estações-tubo, recuperação dos pontos de ferrugem e pintura de toda a estrutura metálica e adaptação das calçadas e acessos para circulação das pessoas com deficiência. As obras incluíram ainda a recuperação dos gradis que contornam todo o terminal e dos protetores de pedestres. Foram ainda instaladas novas placas para orientação dos motoristas que circulam no entorno do terminal e dos motoristas de ônibus, além de demarcação de rampas ou guias rebaixadas.

Fonte: Urbs

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