segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Blitz verifica condições de equipamentos para cadeirantes



Fiscais da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, fizeram nesta quinta-feira (6) uma blitz para verificação de equipamentos e itens de segurança para cadeirantes no sistema de transporte. A fiscalização foi feita no trecho entre a estação Eufrásio Correa, que fica na avenida Sete de Setembro, próximo à praça Eufrásio Correa, e o Terminal Capão da Imbuia, verificando alguns dos ônibus que circulam no eixo Campo Comprido-Centenário e Pinhais-Rui Barbosa.

Blitze são rotina na Urbs, explica Elcio Karas, gestor da área de vistoria técnica da Urbs, e não se limitam a um único item. "Desta vez a verificação teve como alvo os equipamentos de segurança para cadeirantes, mas temos blitze para verificar uma série de outros itens", diz. Entre eles, vazamento de óleo, emissão de fumaça, estado de conservação da sanfona e itinerário mostrado no letreiro eletrônico.

O ônibus biarticulado Volvo, ano 2006, prefixo GD349, da Viação Cidade Sorriso, no trecho entre a praça Eufrásio Correia e o Terminal Capão da Imbuia, passou pela inspeção sem problemas. "O veículo é relativamente novo, e a manutenção é permanente e menos onerosa, mas o risco existe, porque muitas vezes os danos são frutos do vandalismo de passageiros, e o problema só é constatado após o término das viagens, nas garagens", diz Karas.

No sentido inverso, a inspeção foi feita no biarticulado Volvo prefixo 17D02, do Expresso Azul, atendendo na linha Pinhais/Praça Rui Barbosa. Os fiscais constataram folga das borrachas na porta número 3; falhas de fixação da placa de identificação da mesma porta, no teto; danos no equipamento de emergência que permite a abertura da janela defronte à porta 3, bem como alguns balaústres soltos, instalados para que os passageiros que viajam em pé se seguram durante o trajeto.

Além das blizte os fiscais percorrem diariamente as garagens das empresas de ônibus fazendo a vistoria técnica dos veículos o que inclui a verificação da parte mecânica dos ônibus. Todos os ônibus da frota passam obrigatoriamente por duas vistorias completas por ano.

A rede integrada de transporte tem uma frota operante de 1.906 ônibus, 564 deles da Região Metropolitana. Por dia, são quase 2,4 milhões de passageiros que se utilizam de uma rede que tem 351 estações tubo, 21 terminais urbanos e sete metropolitanos e 8.551 pontos de parada. Os ônibus percorrem por dia útil 480 mil quilômetros em 20.850 viagens.

Procedimentos – As vistorias ocorrem em duas circunstâncias, segundo Elcio Karas: ou são previamente programadas, definindo-se quais os ônibus que sofrerão inspeção, ou a partir de denúncias de usuários feitas pelo telefone 156.

Além dos espaços reservados aos cadeirantes e seus equipamentos de fixação, as inspeções incluem o estado das canaletas das janelas corrediças, vidros quebrados, estado dos balaústres, bem como a limpeza no interior do veículo, o sistema de som que anuncia as próximas paradas na estações e o sistema de iluminação interna.

Quando constatada uma irregularidade, é expedida notificação, encaminhada à empresa em até 24 horas. Esta, dispõe de até sete dias úteis para tomar as devidas providências, submetendo o veículo a nova inspeção.

Se persistirem problemas de inspeção, o veículo é retirado da linha e permanece na empresa até a devida correção das irregularidades, sendo novamente submetido à vistoria dos fiscais da Urbs, só então voltando a circular.

Cadeirantes – Na blitz desta quinta-feira foram verificados itens como trava para cadeira de rodas, cinto de segurança e sinalização da área. Mais de 50% dos ônibus da rede integrada são adaptados oferecendo espaço para cadeirante, além de elevador. Entre eles, todos os ônibus do sistema Expresso, que circulam pelas canaletas, e todos os ligeirinhos (Linha Direta) que são os que transportam mais passageiros.

Além da adaptação da frota, o sistema de transporte tem ainda 52 ônibus exclusivos do Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (Sites) que atendem cerca de 2,2 mil alunos de escolas especiais.


Fonte: Urbs

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