terça-feira, 25 de agosto de 2009

Motoristas reduzem velocidade e número de acidentes fica menor

Dados do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Diretoria de Trânsito da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A mostram que o motorista curitibano está reduzindo a velocidade e sendo mais cuidadoso no trânsito. Além da redução no número de acidentes e de infrações por excesso de velocidade, também a violência dos acidentes, a julgar pelos números, foi menor, com redução de 26,9% no total de feridos e de 37,7% no número de mortes no local nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Estes índices levam em conta o crescimento da frota - de 4,9% - no período.

De janeiro a julho deste ano foram registrados 13.935 acidentes, cerca de 14,5% menos do que no mesmo período do ano passado, quando, com uma frota menor, foram registrados 15.548 acidentes. O número de feridos neste ano – 4.272 - ficou 26,9% abaixo do registrado no ano passado (5.571). E o total de mortes no local caiu de 52 no ano passado para 34 neste ano, o que dá uma redução de 37,7% considerando o aumento da frota que passou de 1.073.451 veículos para 1.125.866.

A redução vem ocorrendo mês a mês. Em julho deste ano, em comparação com julho do ano passado, o número de acidentes (2.077) caiu 4% e não houve nenhuma morte no local do acidente. No ano passado, em julho, foram cinco mortes. Em junho do ano passado 12 pessoas morreram no local do acidente. Em junho deste ano houve uma morte no local do acidente.

O número de infratores por excesso de velocidade também caiu em julho deste ano, na comparação com julho do ano passado, segundo dados da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs. No mês passado foram registrados, nos radares, 30.673 infratores, uma queda, levando em consideração o aumento da frota, de 5,6% com relação a julho do ano passado. O número de infrações registradas pelos agentes de trânsito em julho foi de 8.793, uma redução de 18,7% na comparação com junho, quando foram registradas 10.875 infrações.

Na avaliação da diretora de Trânsito da Urbs, Rosângela Battistella, uma série de fatores vem contribuindo para a redução de acidentes. "O objetivo é que não aconteçam acidentes, que tenhamos harmonia e boa convivência no trânsito, e o que se quer é que o número de acidentes seja cada vez menor", diz ela. Entre os fatores que contribuíram para esta redução, Rosângela cita a melhoria do sistema viário, o reforço na sinalização e, principalmente, a conscientização dos motoristas.

"A Diretran desenvolve uma série de ações de educação no trânsito e, neste ano, estamos tendo também a campanha Respeito ou morte – você escolhe o caminho, uma iniciativa do Grupo RPC que conta com o apoio tanto da Diretran quanto do BPTran. Toda ação que possa ajudar a melhorar o trânsito é bem vinda", diz.

Rosângela lembra que a Urbs está colocando em prática o Plano de Melhoria do Trânsito, aprovado pelo prefeito Beto Richa e que prevê uma série de medidas de curto, médio e longo prazo. Desde o início da implantação do plano, no começo de julho, a Diretran pintou mais de 10 mil metros quadrados de sinalização no asfalto, como faixas de pedestre, faixas de tráfego ou de proibição de parada. Também foram colocadas, neste período 864 placas de trânsito; e 117 cruzamentos da cidade tiveram alteração ou implantação de preferencial. Dois binários – nos bairros Bacacheri e Batel – já foram implantados melhorando e dando maior segurança ao trânsito nestas regiões. Os binários são formados, no Bacacheri, pelas ruas México e Lange de Morretes, e no Batel pelas ruas Lindolfo Pessoa e Belo Horizonte.

Outra obra prevista no plano e já executada foi a reforma no cruzamento da avenida Affonso Camargo com rua Mariano Torres que permitiu a proibição de conversão à esquerda da Sete de Setembro para a Mariano Torres. Agora, quem está na Affonso Camargo tem acesso às pistas da esquerda da Mariano, antes separadas por um canteiro, e quem está na Sete de Setembro, em direção ao Alto da XV e quiser entrar na Mariano Torres anda uma quadra a mais, até a Francisco Torres fazendo o retorno pela Affonso Camargo.

O plano prevê ainda novas proibições de conversão à esquerda e de estacionamento para melhorar o fluxo do trânsito; a implantação de mais três binários – nos bairros Água Verde, Mercês e Portão – e a implantação da primeira fase do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) com a instalação da Central de Controle Operacional com informações do trânsito em tempo real permitindo melhor gestão do tráfego e do transporte da cidade.

Fonte: URBS

Nenhum comentário: