sábado, 15 de agosto de 2009

Movimento da Linha Turismo aumentou 46,13% em julho



A Linha Turismo registrou em julho 63.240 embarques, um aumento de 46,13% em relação ao mesmo mês do ano passado. O aumento foi motivado principalmente pelos ônibus de dois andares, os double-decker, em que o piso superior fica ao ar livre. Os ônibus de dois andares entraram em operação em novembro do ano passado. Em julho de 2008, quando a Linha Turismo ainda operava apenas com as antigas jardineiras, houve 43.726 embarques.

O sucesso do double-decker levou a Urbs, Urbanização de Curitiba S/A a autorizar, há duas semanas, a compra de mais quatro ônibus que virão, inclusive, com teto-retrátil que pode ser acionado em caso de chuva durante o passeio. A entrada dos novos veículos quase dobra a frota atual, de cinco ônibus. O double-decker proporciona uma vista panorâmica do trajeto e nem a chuva e o frio registrados em julho afastou turistas e curitibanos do passeio.

Desde o início do ano foram registrados 323.698 embarques nos ônibus de dois andares. A média fica em torno de 45 mil passageiros por mês e a expectativa é que, ainda em agosto, o número de embarques na Linha Turismo em 2009 atinja número maior ao que foi registrado em todo o ano de 2008: 357.519.

Roteiro: Os veículos da Linha Turismo são similares aos que circulam em cidades européias como Londres, Paris, Madri e Barcelona. O ônibus passa por 23 pontos turísticos de Curitiba. O percurso tem 40 quilômetros e dura cerca de duas horas e meia. Ao comprar a passagem, por R$ 20,00, o passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes, que dá direito ao primeiro embarque e mais quatro reembarques, em qualquer uma das paradas do trajeto.

O ônibus double-decker é um dos oito novos atrativos turísticos da cidade incluídos na campanha Novo em Curitiba ? Vale a Pena Ver, lançada pela Prefeitura para divulgar novas atrações da cidade e também monumentos históricos e espaços culturais restaurados.

O double-decker tem o dobro da capacidade da jardineira, o tradicional ônibus da Linha Turismo, que circula há 15 anos. O número de bancos aumentou de 32 para 66. A capacidade total subiu de 76 para 92 pessoas. Os veículos têm 55 assentos no segundo piso, equipados com cinto de segurança de dois pontos, porta-copos e porta-folhetos. Antes de movimentar o veículo, o motorista faz o controle da posição dos passageiros por meio de uma câmera.

O piso inferior tem 11 poltronas, duas delas com largura maior que o padrão. Também há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia. Os ônibus têm piso baixo, com uma plataforma que desliza na mesma altura da calçada, facilitando o embarque de pessoas com dificuldades motoras. O sistema de som é digital, inclusive no deque superior, e transmite as informações sobre os pontos turísticos em três idiomas (inglês, espanhol e português).

Serviço: A Linha Turismo tem saída a cada 30 minutos da praça Tiradentes, das 9h às 17h30, de terça-feira a domingo (no período de férias escolares e feriados, também funciona nas segundas-feiras). A passagem custa R$ 20,00. Ao comprá-la, o passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes, que dão direito ao primeiro embarque e mais quatro reembarques, em qualquer uma das 24 paradas do ônibus.


Fonte: Prefeitura

Nenhum comentário: