sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Faixas, placas e binários dão mais fluidez e segurança ao trânsito

Mais de dez quilômetros quadrados de asfalto foram pintados com sinalização de trânsito desde o início de julho em Curitiba. São faixas para pedestres, sinalização de preferencial, definição de áreas de estacionamento e faixas de tráfego em ruas e avenidas revitalizadas pela Prefeitura.

A pintura de 10.169 metros quadrados de sinalização horizontal faz parte de um amplo projeto de melhoria do trânsito da cidade elaborado pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e aprovado, em julho, pelo prefeito Beto Richa. A sinalização no asfalto está sendo feita pela Diretoria de Trânsito da Urbs (Diretran) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, que cedeu a tinta.

A sinalização horizontal integra 161 projetos de engenharia de trânsito. São proibição de conversão e estacionamento; alteração de sentido e de preferencial em mais de 100 ruas da cidade; e implantação de dois novos binários – nos bairros Bacacheri e Batel. Além da pintura no asfalto, as alterações feitas para melhoria do trânsito da cidade significaram a implantação 824 placas de sinalização.

Foram pintadas faixas de tráfego, de proibição de estacionamento e de preferencial, por exemplo, em ruas como Pedro Viriato Parigot de Souza, uma importante via de ligação dos bairros Campo Comprido e Cidade Industrial; e a pequena rua dos Abacates, no Uberaba, que passou a ser preferencial em relação à rua das Mangas. Também ganhou pintura nova – a de proibição de estacionamento - a rua São Pedro, no Cabral, no trecho entre as ruas São Luiz e a rápida Joaquim José Pedrosa. No último fim de semana foram pintadas as faixas de tráfego da rua Martim Affonso, entre os bairros Bigorrilho e Mercês.

Melhorias – As medidas adotadas já melhoraram o trânsito em vários pontos da cidade. No cruzamento da avenida Sete de Setembro com a Mariano Torres o trânsito ganhou fluidez com a proibição de conversão à esquerda. Agora, não há mais carros parados numa pista esperando uma oportunidade para entrar na Mariano Torres. Com a conversão à esquerda proibida, os motoristas seguem por mais uma quadra até a Francisco Torres, fazendo o contorno pela Affonso Camargo. Além de nova pintura e sinalização, o cruzamento teve alterações nos canteiros centrais. Agora, quem está na Affonso Camargo tem acesso às pistas da esquerda da Mariano Torres.

Outra região da cidade onde o trânsito ganhou bastante agilidade foi no Bacacheri, com a implantação do binário formado pelas ruas México e Lange de Morretes que passaram a ter mão única e sentido contrário a partir do cruzamento com a Fagundes Varella. Nesta semana, a Diretran implantou o binário formado pelas ruas Belo Horizonte e Lindolfo Pessoa, ligando as avenidas Batel e Sete de Setembro, abrindo novas opções a quem quer se deslocar, neste ponto da cidade, de uma avenida a outra, melhorando ainda mais o trânsito no entorno da praça Miguel Couto, a Pracinha do Batel.

Faixas novas – Mais seis ruas da cidade vão ganhar pintura nova nas próximas semanas. Entre elas, a Desembargador Westphalen, da Praça Zacarias até a Brasílio Itiberê; a rua das Carmelitas, no Boqueirão, em toda sua extensão; a Carlos Dietzsch, da rua Coronel Airton Plaisant até a Amadeu do Amaral, no Portão; e a Vicente Geronasso, no Boa Vista, em toda sua extensão. As ruas Padre Agostinho (Mercês/Bigorrilho) e Conselheiro Laurindo (Centro) vão ganhar novas faixas de pedestre também em toda sua extensão.

Além de pintura nova, da pavimentação de mais de 1.500 ruas, dos novos binários, o sistema viário da cidade também vem contando com uma inovação adotada a partir do ano passado pela Urbs, as faixas elevadas para pedestres. Nas últimas semanas foram implantadas sete faixas elevadas em diferentes pontos da cidade, como nas ruas Bley Zornig e Nossa Senhora da Paz, no Boqueirão; e Antonio Moreira Lopes e Rivadávia Macedo, no Cajuru. Curitiba tem, atualmente 87 faixas elevadas.

Em ruas de diferentes bairros da cidade foram também implantadas 26 lombadas físicas, solicitadas pela comunidade. Entre elas, na esquina das ruas Canal Belém e Presidente Pádua Fleury, no Hauer; na rua Barão de Santo Ângelo, no Xaxim, reformada pela Prefeitura no ano passado e que integra o binário São Pedro, o maior da Linha Verde, com 3,4 quilômetros.

Curitiba tem agora 242 lombadas físicas. Este é um recurso de redução de velocidade só utilizado em vias locais sem inclinação. Por isso, quando há solicitação de implantação de lombada é feito um estudo que muitas vezes indica outras medidas mais apropriadas à situação.

Preferenciais – Do início de julho até esta semana foram feitas também 117 alterações de preferencial em pelo menos 100 ruas da cidade agilizando e garantindo maior segurança no trânsito em cruzamentos em vários bairros da cidade. Cada alteração implica em uma nova sinalização, tanto de pintura no asfalto, quanto de novas placas de alerta aos motoristas.


Fonte: Urbs

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