terça-feira, 4 de agosto de 2009

Convênio amplia integração de Curitiba com Campo Magro




O prefeito de Curitiba, Beto Richa, participou nesta segunda-feira (3) da entrega de 12 novos ônibus para a frota de transporte coletivo que atende ao município de Campo Magro, na Região Metropolitana. Richa assinou também um termo de cooperação técnica entre os municípios, para desenvolver projetos em áreas como habitação, planejamento urbano, obras públicas e defesa social. A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, acompanhou o evento.

"Buscamos incansavelmente a integração com municípios da Região Metropolitana, porque não é mais possível pensar em Curitiba isoladamente. Temos problemas em comum, que exigem ações conjuntas em todas as áreas", afirmou Richa. "Transporte público, saúde, habitação, são exemplos de setores em que podemos ajudar e por isso estamos colocando nosso corpo técnico à disposição dos municípios. Este é o primeiro convênio de muitos que faremos", completou.

O prefeito de Campo Magro, José Antônio Pase, agradeceu a parceria que está sendo iniciada com Curitiba. "A capital tem uma experiência acumulada de muitos anos de planejamento. Tem um grande número de profissionais técnicos capacitados que não temos condições de contratar. Com esta parceria faremos projetos e grandes obras para melhorar a qualidade de vida do cidadão de Campo Magro", disse Pase.

O secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Michele Caputo Neto, disse que, assim como Campo Magro, vários municípios da Região Metropolitana procuram a Prefeitura de Curitiba em busca de parcerias em projetos e para ajudar a identificar fontes de financiamento. "Temos que pensar na população como cidadãos metropolitanos e ajudar os prefeitos a resolver problemas que às vezes são simples, mas faltam recursos e pessoal técnico", afirma o secretário.

Segundo Caputo, as áreas de abastecimento alimentar, habitação, o consórcio municipal de saúde e o planejamento urbano concentram a maior parte das demandas dos prefeitos. "Em Fazenda Rio Grande, por exemplo, estamos discutindo projetos habitacionais. Em Araucária, o maior interesse é o programa Bom Negócio, de estímulo ao empreendedorismo. Temos projetos em discussão com Tunas do Paraná, Campina Grande do Sul e Colombo", afirmou.

O presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Mounir Chaowiche, informou que a Cohab teve uma reunião com a secretaria de Desenvolvimento Urbano de Campo Magro para avaliar a situação habitacional. "É uma região delicada, com uma população carente e questões ambientais, que exigem projetos complexos. Por isso a necessidade do assessoramento e da experiência dos nossos técnicos nos projetos", disse Chaowiche.

O secretário da Defesa Social de Curitiba, Itamar dos Santos, falou que o município de Campo Magro receberá apoio técnico desenvolver projetos e buscar recursos federais para organizar uma Comissão Municipal de Defesa Civil. "Neste período de chuvas, o município teve muitas dificuldades para abrigar as pessoas atingidas. Vamos ajudar a diminuir as dificuldades nessa área", disse Santos.

O deputado estadual Osmar Bertoldi, que participou da cerimônia de entrega dos novos ônibus em Campo Magro, comentou a importância do processo de integração metropolitana liderado pelo prefeito Beto Richa. "Estamos diante de um grande momento em que vemos o prefeito dar as mãos aos vizinhos para que todos possam crescer juntos com Curitiba", disse Bertoldi. O deputado federal Afonso Camargo também compareceu ao evento. Prestigiaram o evento também o prefeito. J. Camargo, de Colombo, e os vereadores de Campo Magro Sueli Boza, Alvaro Bueno (Arvinho) e Gusto Juninho.Os 12 novos ônibus entregues na praça Boa Vista, em Campo Magro, representam uma renovação de 60% da frota que atende o município. Os veículos serão usados como alimentadores da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, fazendo a ligação com o terminal Santa Felicidade.

Transporte melhor

Os 12 novos ônibus entregues na praça Boa Vista, em Campo Magro, representam uma renovação de 60% da frota que atende o município. Os veículos serão usados como alimentadores da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, fazendo a ligação com o terminal Santa Felicidade.

Todos são do mesmo padrão dos veículos usados em Curitiba, com acessibilidade total para pessoas com deficiência, motores eletrônicos de última geração (Euro 3), menos poluentes. São também equipados com sistema de monitoramento por satélite (GPS) e sistema de som MP3.

Fonte: PMC

Nenhum comentário: