quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Vencedor da Enquete "Qual carroceria mais bonita para alimentador?"

Comil Svelto (modelo 2008):

O Svelto possui fácil acessibilidade, máxima eficiência, ergonomia aperfeiçoada e baixo custo de manutenção. O projeto mais inteligente e avançado para o universo urbano.




Imagens: Comil
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O Svelto pode ser encarroçado por chassis da Agrale, Mercedes - Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.
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O destaque do Svelto é a versatilidade.
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Em Curitiba, já encontram-se os:
23136, 23137, 28040, 28041, 29088, 29089, LA055, LA056, LC073 e LS003
com carroceria Svelto.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lista das aquisições recentes:

AC188 ao AC190 > Neobus Mega 2007 (Mercedes - Benz OF1722M)
AS013 e AS014 >
Neobus Mega 2007 (Mercedes - Benz OF1722M)
BR108 > Caio Millennium II (Mercedes - Benz O500MA)
DN401>
Neobus Spectrum City (Mercedes - Benz OF1418)
GS030 ao GS032 >
Neobus Mega 2006 (Mercedes - Benz OF1722M)
GA160 ao GA165 >
Neobus Mega 2006 (Volkswagen 17.260EOT)
GA166 >
Neobus Mega 2006 (Volvo B7R)
GA167 ao GA181 > Neobus Mega 2006 (Mercedes - Benz OF1722M)
HR119 e HR120 >
Caio Millennium II (Mercedes - Benz O500MA)
HR805
> Caio Millennium II (Mercedes - Benz O500MA)
JC170 >
Busscar Urbanuss Pluss (Scania K230)
MA012 > Marcopolo Torino 2007 (Mercedes - Benz OF1722M)
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15A78 >
Caio Millennium II (Volvo B7R)
17G25 ao 17G30
> Marcopolo Torino 2007 (Mercedes - Benz OF1722M)
18C73 ao 18C77 >
Caio Millennium II (Volkswagen 17.260EOT)
18R90 ao 18R93 > C
aio Millennium II (Mercedes - Benz O500MA)
18R48 e 18R49 > C
aio Millennium II (Mercedes - Benz O500MA)
20188 ao 20192 >
Marcopolo Torino 2007 (Mercedes - Benz OF1722M)
21A32 ao 21A43
> Marcopolo Torino 2007 (Mercedes - Benz OF1722M)
25102 >
Neobus Mega 2007 (Mercedes - Benz OF1722M)
28040 e 28041 > Comil Svelto 2008 (Volkswagen 17.230EOD)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia sem Carro marcará os 35 anos do ônibus Expresso


O Dia sem Carro, nesta terça-feira (22) será também uma data especial para Curitiba. No mesmo dia, o ônibus Expresso, sistema que virou referência em transporte urbano no país, completará 35 anos de funcionamento. O sistema começou a funcionar num domingo, 22 de setembro de 1974, quando os 20 primeiros ônibus expressos inauguraram um novo ciclo na história do transporte coletivo da cidade.

O Expresso trafega em vias exclusivas, as chamadas canaletas, a partir de terminais instalados nos bairros. Nos terminais, os passageiros vindos de pontos mais distantes, com os ônibus alimentadores, trocam de linha, seguindo pelo Expresso em direção ao centro.

A criação dos chamados Eixos Estruturais do sistema de transporte curitibano mudou o desenho urbano da cidade. Os eixos são compostos por três vias paralelas: a central, destinada ao ônibus, e as pistas laterais e paralelas para os demais veículos, também em sentidos opostos. Os eixos fazem ligações rápidas e seguras a pontos opostos.

O primeiro eixo a funcionar ligava os bairros Capão Raso (Sul) e Santa Cândida (Norte). Em apenas 27 dias de funcionamento, a partir da inauguração do sistema, 42,5 mil passageiros eram transportados diariamente nos dois eixos ? 19 mil na linha Norte e 23,5 mil, na Sul.

Em outubro de 1974, a expectativa de passageiros transportados por dia era 11,8% superior aos 38 mil usuários projetados no fim de setembro, quando o sistema começou a funcionar.

No começo, oito expressos no eixo Norte ligavam a praça Ruy Barbosa ao Terminal Santa Cândida, com frequência de quatro minutos. O eixo Sul era servido por 12 ônibus, que saíam do Terminal Capão Raso e iam até a praça 19 de Dezembro, com frequência de três minutos. O ponto de interseção das linhas era na praça Generoso Marques. Em setembro de 1975, um ano depois da implantação, o sistema já transportava 60 mil passageiros, em 38 ônibus.

Trinta e cinco anos depois da implantação, o sistema de ônibus Expresso ganhou mais três eixos, além do Norte/Sul, que atualmente liga o Santa Cândida ao Pinheirinho: Boqueirão, Leste/Oeste e a Linha Verde.

Linhas - O sistema expresso tem 184 ônibus nas canaletas exclusivas, que percorrem as linhas Santa Cândida/Capão Raso, com 44 ônibus; Pinheirinho/praça Ruy Barbosa, com 26; Pinhais/praça Ruy Barbosa, com 16; Circular Sul, com 24 veículos, nos dois sentidos (horário e anti-horário); Boqueirão, com 22; Centenário/Campo Comprido, com 26 veículos; e Linha Verde, com 14, dos quais seis rodam com biocombustível 100% à base soja. As linhas principais são reforçadas pelas linhas Centenário/praça Ruy Barbosa, com seis expressos, e Sítio Cercado/Capão Raso, com seis ônibus.

O movimento diário nas linhas do Expresso é de 471 mil passageiros. A maior demanda, com 90,5 mil passageiros por dia, é registrada na linha Santa Cândida/Capão Raso, seguida da linha Pinhais/praça Ruy Barbosa, com 61,6 mil passageiros/dia, mesmo número transportado ao longo do eixo Pinheirinho. No eixo Boqueirão, são 70,5 mil passageiros diariamente. A Linha Verde, com ônibus ligando o Terminal Pinheirinho à praça Carlos Gomes, já absorveu do eixo Sul 17,5 mil passageiros por dia.


Fonte: URBS

Curitiba fecha 40 quadras de 15 ruas do Centro nesta terça-feira, Dia Sem Carro

A Prefeitura de Curitiba fechará 40 quadras de 15 ruas do centro da capital, das 6h às 20h, na próxima terça-feira (22), o Dia Sem Carro. Apenas ônibus, bicicletas, pedestres e veículos de emergência terão acesso. No lugar de automóveis, as ruas terão educação de trânsito, exames de saúde, atividades de lazer e serviços. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de reduzir a emissão de poluentes.

"Curitiba une-se ao esforço mundial para reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida nas cidades", afirma o prefeito Beto Richa. "É um convite para deixar o carro na garagem, para transitar de ônibus, a pé ou de bicicleta, em benefício de nossa saúde e da cidade."

Curitiba tem um dos mais altos índices de motorização do país, de 1,67 habitante por veículo. O número de veículos na capital passou de 684.212, em 1999, para 1.097.830, em 2008. Nesse período, a população estimada da capital passou de 1.578.396 para 1.828.092 habitantes. Ou seja, em uma década, a frota de automóveis aumentou 60%, enquanto a população cresceu 15,8%.

O dia 22 de setembro marcará também os 35 anos do primeiro ônibus Expresso a circular em Curitiba, inaugurando o sistema de vias exclusivas, as canaletas, em 1974. A Rede Integrada de Transporte tem, hoje, 81 quilômetros de canaletas e transporta 2,3 milhões de passageiros por dia.

A mais recente adição ao sistema, a Linha Verde, com 9,5 quilômetros de via exclusiva para o transporte coletivo, foi inaugurada em 2008 por Richa. Os ônibus da Linha Verde são abastecidos com biocombustível, 100% à base de óleo de soja, e emitem 70% menos poluentes.

O primeiro Dia sem Carro foi realizado na França, em 1997. A mobilização se estendeu a vários países, chegando ao Brasil em 2001. Em Curitiba, o movimento está sendo divulgado também pela internet, no Twitter (www.twitter.com/ctbasemcarro). Neste ano, 1.500 cidades do planeta participarão do movimento. No Brasil, também participam capitais como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.


Fonte: PMC

sábado, 19 de setembro de 2009

Linha Interbairros, que inaugurou a RIT, faz 30 anos neste sábado

A primeira linha do ônibus Interbairros II, que inaugurou a Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba, completará 30 anos de funcionamento neste sábado (19). Em 19 de setembro de 1979, quando começou a circular, o Interbairros II, percorria em cerca de duas horas 28 bairros da cidade. O percurso, de 44km, nos ônibus da cor verde, permitia ao passageiro seguir de um bairro a outro sem precisar passar pelo centro da cidade, como era praxe até então com as linhas convencionais e radiais. Nascia, assim, o conceito da integração física, permitindo ao usuário, com uma só tarifa, alcançar os diversos terminais de transporte da cidade.

A recém-criada RIT era a somatória de opções de transporte formadas pelos ônibus expressos e linhas alimentadoras, desde 1974, e a recém-implantada linha Interbairros, fazendo então de Curitiba a cidade brasileira mais bem servida em transporte coletivo. Na mesma ocasião foi implantada a chamada tarifa social.

"Com o surgimento gradativo das linhas interbairros, Curitiba deu um passo à frente no país e mostrou que a integração agilizou e modernizou o atendimento à população, que passou a dispor de centenas de alternativas de deslocamentos com o pagamento de uma só tarifa", diz o presidente da Urbs - Urbanização de Curitiba S/A, Marcos Isfer.

A linha pioneira Interbairros II, hoje complementada pela Linha Direta Inter II, percorria os bairros Capão Raso, Xaxim, Hauer, Boqueirão, Uberaba, Guabirotuba, Jardim das Américas, Cajuru, Capão da Imbuia, Tarumã, Jardim Social, Alto da Rua XV, Hugo Lange, Cabral, Bacacheri, Boa Vista, São Lourenço, Abranches, Pilarzinho, Vista Alegre, Mercês, Bigorrilho, Campina do Siqueira, Portão e Novo Mundo.

Em dezembro de 1980, mais três linhas foram criadas: o Interbairros I, com saída da rua Carlos Pioli (Centro Cívico); o Interbairros III, pendular, ligando os terminais Oficinas e Capão Raso. A linha IV, também pendular, foi criada para ligar o Terminal Boqueirão a Santa Felicidade.

Modernidade - Trinta anos após a primeira experiência de integração físico-tarifária, a cidade dispõe atualmente de seis linhas interbairros. As linhas I e II atendem, respectivamente, nos sentidos horário e anti-horário. Em virtude da demanda crescente, as linhas II, III, IV e V circulam com ônibus articulados, com maior capacidade. As linhas I e VI são servidas por ônibus Padron.

Ao todo, as seis linhas existentes percorrem uma extensão circular de 320,7 quilômetros. A linha Inter II, que complementa o atendimento à linha Interbairros II, percorre 37,8km no sentido horário, e 37,6km no sentido anti-horário.

Confira os números de cada linha:

Interbairros I (sentido horário) - Cinco ônibus fazem o percurso de 17,5km, totalizando 1,2 mil km/dia.São 73 viagens/dia, transportando cerca de 33,5 mil passageiros/dia, sendo em média 320 nas horas de maior movimento. Na prática, significa que cinco ônibus, nos horário de pico, atendem o público com frequência de 12 minutos. O tempo de viagem no circuito é de 62 minutos.

Interbairros I (sentido anti-horário) - Percorre diariamente 1,3 mil quilômetros, transportando 3,5 mil passageiros. O percurso por viagem é de 20km. Nos horários de maior movimento, os usuários chegam a 350 durante as cinco viagens no período, com intervalos de até 14 minutos. Os cinco ônibus realizam 67 viagens/dia. Tempo de viagem: 70 minutos.

Interbairros 2(sentido horário) - Ao todo, são 32 mil passageiros/dia, que utilizam os 21 ônibus articulados, com tempo de viagem de duas horas para completar o circuito. Nas horas de maior movimento, dez coletivos circulam com intervalos em média de seis minutos. Ao todo, são 121 viagens/dia, com 3,2 mil usuários embarcados nas horas de pico. O percurso tem 41,2km.

Passa pelos terminais Cabral, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia, Hauer e Campo Comprido.

Interbairros 2 (sentido anti-horário) - Com extensão de 41,7km, percorrida em duas horas e dez minutos, a linha, servida por 19 ônibus articulados realiza 123 viagens/dia, o que corresponde a uma quilometragem diária de 5,1 mil quilômetros. Nas horas de pico, o movimento é de 3,1 mil passageiros, e no período, em média dez ônibus fazem o circuito com intervalos de sete minutos. Ao todo, são 123 viagens/dia.

Passa pelos terminais Cabral, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia, Hauer e Campo Comprido.

A linha Interbairros II, em virtude da grande demanda, é reforçada pela Linha Direta Inter 2, também circulando nos sentidos horário e anti-horário.

No sentido horário, o Inter II faz um percurso de 38km, em cerca de 95 minutos, com uma frota de 41 ônibus que, todos os dias, percorrem 7,8 mil quilômetros. São 206 viagens/dia, transportando em média 39 mil passageiros. Nas horas de maior movimento, 6,8 mil passageiros são transportados em 26 ônibus, com intervalos de 2,5 minutos em média.

Já no sentido anti-horário, o Inter2, com 28 veículos,percorre um circuito de 38km e 95 minutos, e diariamente o total e viagens soma 7,2 mil quilômetros. A linha transporta 38,9 mil usuários/dia, 4,5 mil deles nas horas e maior movimento, quando o usuário dispõe de 17 ônibus a cada quatro minutos em média.

Interbairros III - Os 19 ônibus rodam diariamente 4,8 mil quilômetros. Cada viagem, com duração de duas horas e 50 minutos, tem 60km de extensão, beneficiando o deslocamento de 25 mil passageiros/dia. Nas horas de pico, seis ônibus atendem os usuários com frequência de nove minutos. A frota da linha faz 82 viagens/dia, e transporta em média 2,6 mil usuários nas horas de pico. Isso equivale a cerca de 10% do total de passageiros diários na linha.

Passa pelos terminais Santa Cândida, Capão Raso, Oficinas, Carmo e Bairro Alto.

Interbairros IV - O circuito completo, de 46km, é percorrido em 135 minutos pelos 24 ônibus. Dez deles têm frequências regulares de seis minutos nos horários considerados de maior movimento, responsáveis, ensse mesmo horário, pelo transporte de até 5,4 mil passageiros, do total de 45 mil transportados diariamente. A quilometragem percorrida diariamente por essa frota soma ,7 mil quilômetros.

Passa pelos terminais Pinheirinho, CIC, Santa Felicidade, Fazendinha e Campo Comprido.

Interbairros V - Ao fim de mais um dia, três mil quilômetros foram rodados pelos 13 ônibus que têm intervalos de oito minutos nas horas de pico, período em que a população é servida por sete veículos. Em cerca de uma hor e 50 minutos, o usuário que percorer todo o itinerário de 34,5 quilômetros será mais uma pessoa contabilizada entre as 30 mil que diariamente se servem da linha. De por cento desse total lota os ônibus do Interbairros V nas horas do pico, durante a manhã e à tarde.

Passa pelos terminais Portão, Fazendinha e Oficinas.

Interbairros VI - A linha Interbairros com percurso circular servida por oito ônibus que perfazem o trajeto em duas horas e meia, transporta seis mil passageiros/dia, 10% deles nos horários de maior movimento. Nesse período, os ônibus estarão disponíveis a cada 18 minutos. O total diário de viagens soma 2,6 mil quilômetros. São 42 viagens/dia, beneficiando os seis mil passageiros, que nos horários de pico chegam a 600 em média.

Passa pelos terminais Caiuá, Campo Comprido.

Números - Confira, resumidamente, os números das linhas interbairros:

Intebairros I (sentido horário)

Extensão - 17,5km;

Frota operante - 5

Tempo de viagem - 1 hora

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 12 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 5

Viagens/dia - 73

Passageiros/dia - 3.600; nas horas de pico - 320

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 1,2 mil

Interbairros I (sentido anti-horário)

Extensão - 19,5km

Frota operante - 5

Tempo de viagem - 70 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 14 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 4

Viagens/dia - 67

Passageiros/dia - 3.480; nas horas de pico - 340

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 1,3 mil mil

Interbairros II (sentido horário)

Extensão - 41,2KM;

Frota operante - 2 horas

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 6 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico -10

Viagens/dia - 121

Passageiros/dia ? 32.000; nas horas de pico - 320

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 5 mil

Interbairros II (sentido anti-horário)

Extensão - 41,7km;

Frota operante - 19

Tempo de viagem - 2 horas

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 6 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 9

Viagens/dia - 123

Passageiros/dia - 33.000; nas horas de pico - 3.100

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 51, mil

A linha Interbairros II, em virtude da grande demanda, é reforçada pela Linha Direta Inter2, com os seguintes números:

Inter2 (sentido horário)


Extensão - 137,8km;

Frota operante - 41

Tempo de viagem - 95 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 2,5 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 26

Viagens/dia - 206

Passageiros/dia - 38.360; nas horas de pico - 6.820

Inter2 (sentido anti-horário)

Extensão - 37,7km;

Frota operante - 28

Tempo de viagem - 95 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico -3,5 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 25

Viagens/dia - 192

Passageiros/dia -39 mil; nas horas de pico - 4,5 mil

Km/dia percorridos pelso ônibus da linha - 7,2 mil

Interbairros III

Extensão - 59km;

Frota operante - 19

Tempo de viagem - 170 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 9 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 6

Viagens/dia - 82

Passageiros/dia - 25.000; nas horas de pico - 2,6 mil

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 4,9 mil

Interbairros IV

Extensão - 46km;

Frota operante - 24

Tempo de viagem - 140 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 6minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 10

Viagens/dia - 124

Passageiros/dia - 45.000; nas horas de pico - 5,4 mil

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 5,7 mil


Interbairros V

Percurso - 34,5 km;

Frota operante - 13

Tempo de viagem - 105 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 8 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 7

Viagens/dia - 89

Passageiros/dia - 30.000; nas horas de pico - 2,9 mil

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 3 mil


Interbairros VI

Extensão - 61,5km;

Frota operante - 8

Tempo de viagem - 145 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico -18 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 3

Viagens/dia - 42

Passageiros/dia - 6 mil; nas horas de pico - 600

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 2,6 mil


Fonte: Urbs

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Nova passarela da Linha Verde garante segurança para estudantes e moradores

Equipes da Prefeitura de Curitiba estão soldando e montando a nova passarela de pedestres da Linha Verde, perto do Colégio Medianeira, no Prado Velho. A nova passagem vai substituir a antiga estrutura de concreto, que não obedece às normas de acessibilidade. O novo equipamento trará mais segurança aos mais de 10 mil estudantes que saem do Colégio Medianeira ou do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), além de moradores da região.

Funcionários estão fazendo a solda da cobertura e colocando as vigas, onde será colocado o piso de concreto antiderrapante, com pista táctil. "A nova passarela vai trazer mais segurança aos moradores e estudantes, permitindo uma interligação segura entre os bairros Guabirotuba e o Prado Velho", explica o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.

A nova passarela será metálica com piso em concreto antiderrapante e pista táctil. Será montada uma cobertura, feita com placas metálicas, para proteger os pedestres nos dias de chuva. O equipamento terá 56,8 metros de comprimento por 2,9 metros de largura, tento altura máxima de 7,20 metros. Para acessar a passarela, serão construídos seis lances de rampas, com áreas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Por enquanto, foi colocada metade da passarela, que está sobre o sentido Pinheirinho e Atuba. A outra parte será posta no fim de setembro. A previsão é que o equipamento possa ser usado no fim de novembro, quando será desmontada a antiga passarela.

Passarela Linha Verde

Comprimento - 56,80 metros
Altura - 7,2 metros
Largura - 2,9 metros
Rampas de acesso


Fonte: PMC

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dia Sem Carro terá lazer, cultura e serviços para a população em ruas do Centro

No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, o trecho mais central da avenida Marechal Deodoro, da rua João Negrão à Marechal Floriano Peixoto; os acessos à praça Tiradentes e a rua Barão do Rio Branco, entre o Paço Municipal e a André de Barros, serão fechados ao trânsito. No lugar de carros e motos, estas ruas vão abrigar exposição de terráreo, condomínio da biodiversidade, feira de produtos orgânicos, atrações artísticas, jogos e brinquedos, educação de trânsito, artesanato, exames de saúde e uma série de outras atividades de lazer e serviços para a população. O evento já tem um twitter: twitter.com/ctbasemcarro

Neste dia, apenas ônibus, bicicletas, pessoas a pé e veículos de serviços essenciais e de emergência terão acesso aos trechos interditados. A ideia é incentivar o curitibano a deixar o carro em casa e criar oportunidade de debate e reflexão sobre a necessidade de reduzir a emissão de poluentes contribuindo com o planeta e, de quebra, com a própria saúde.

O Dia Sem Carro terá, em Curitiba, o envolvimento de praticamente todos os setores da administração municipal e a expectativa é que também as empresas privadas incentivem seus funcionários a deixar o carro na garagem no dia 22 de setembro.

"O Dia Sem Carro é um convite para deixar o carro na garagem, para transitar de ônibus, a pé ou de bicicleta, observando a diferença em função da redução do trânsito", afirma Marcos Isfer, presidente da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, empresa responsável pelo gerenciamento do trânsito e do transporte coletivo na cidade. "Com o Dia Sem Carro Curitiba une-se ao esforço mundial de conscientização de que todos podem ajudar a reduzir a poluição".

A importância do Dia Sem Carro é ainda maior se levado em consideração que Curitiba tem um dos mais altos índices de motorização do país - de 1,67 habitante por carro. Em apenas dez anos o número de carros em Curitiba passou de 684.212 mil, em 1999, para 1.097.830, em 2008. Neste mesmo período, a população estimada da cidade passou de 1.578.396 para 1.828.092 de habitantes. Ou seja, em uma década, a frota aumentou em 413.618 carros e a população em apenas 249.696 habitantes.

Sem carro e de ônibus - Além de ser o Dia sem Carro, o dia 22 de setembro marcará também os 35 anos do primeiro ônibus Expresso que circulou por Curitiba, inaugurando o sistema de via exclusiva - canaleta -, em 1974. A cidade tem hoje seis eixos de transporte do sistema Expresso, o mais novo a Linha Verde, inaugurado em maio pelo prefeito Beto Richa. A Rede Integrada de Transporte (RIT) tem atualmente 81 quilômetros de canaletas e transporta 2,3 milhões de passageiros por dia.

Curitiba também chegará ao Dia Sem Carro deste ano com mais uma iniciativa inédita - a de ter ônibus do transporte coletivo rodando apenas com biocombustível, sem óleo diesel. São seis ônibus da Linha Verde que desde o dia 28 de agosto estão sendo abastecidos 100% com biocombustível (B100), com a estimativa de uma redução, em média, de 50% na emissão de poluentes. Com motores Euro III, os ônibus do B100 reduzem em até 70% a emissão de poluentes, se comparados aos ônibus com motor Euro I abastecidos a diesel.

Desde 2005, a Prefeitura intensificou a renovação da frota de ônibus o que significa também redução de poluentes. A substituição, até o fim deste ano, de 1.120 ônibus irá gerar uma redução na emissão de poluentes de 161 toneladas por mês. Isso porque os veículos que estão saindo de circulação, têm motores com tecnologia Euro I, sem injeção eletrônica, o que impede a queima ideal do combustível.

Os novos ônibus, com motores Euro III, fazem a queima quase completa do combustível e reduzem à metade a sobra do material tóxico que sai dos motores na forma de fumaça e fuligem. Em quatro anos, a frota terá emitido 9.964 toneladas de poluentes a menos.

Fonte: PMC

Em menos de nove meses, Linha Turismo supera embarques de 2008

Em menos de nove meses de 2009, a Linha Turismo superou o número de embarques de todo o ano passado. Até dia 8 de setembro, a Linha Turismo teve 370.071 embarques. Nos doze meses de 2008, a linha teve 357.519 embarques.

"Um dos principais motivos para o aumento de embarques são os novos ônibus double decker", diz Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo. "Estes dados também comprovam que o número de visitantes em Curitiba cresce a cada ano."

O ônibus double-decker, com piso superior ao ar livre, proporciona uma vista panorâmica do trajeto. Caso o tempo não ajude, o passageiro pode descer ao primeiro andar e percorrer o trajeto com muita comodidade.

Com o sucesso, a Prefeitura já estuda a aquisição de novos veículos para aumentar a frota. Atualmente, a Linha Turismo conta com cinco ônibus de dois andares.

Os veículos da Linha Turismo são similares aos que circulam em cidades européias como Londres, Paris, Madri e Barcelona. O ônibus passa por 23 pontos turísticos de Curitiba. O percurso tem 40 quilômetros e dura cerca de duas horas e meia. Ao comprar a passagem, por R$ 20,00, o passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes, que dá direito ao primeiro embarque e mais quatro reembarques, em qualquer uma das paradas do trajeto.

O ônibus double-decker é um dos oito novos atrativos turísticos da cidade incluídos na campanha Novo em Curitiba, Vale a Pena Ver, lançada pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Turismo. A campanha divulga novas atrações da cidade e também monumentos históricos e espaços culturais restaurados.

Conforto: O double-decker tem o dobro da capacidade da jardineira, o tradicional ônibus da Linha Turismo, que circula há 15 anos. O número de bancos aumentou de 32 para 66. A capacidade total subiu de 76 para 92 pessoas. Os veículos têm 55 assentos no segundo piso, equipados com cinto de segurança de dois pontos, porta-copos e porta-folhetos. Antes de movimentar o veículo, o motorista faz o controle da posição dos passageiros por meio de uma câmera.

O piso inferior tem 11 poltronas, duas delas com largura maior que o padrão. Também há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia.
Os ônibus têm piso baixo, com uma plataforma que desliza na mesma altura da calçada, facilitando o embarque de pessoas com dificuldades motoras. O sistema de som é digital, inclusive no deque superior, e transmite as informações sobre os pontos turísticos em três idiomas (inglês, espanhol e português).
Serviço:
A Linha Turismo tem saída a cada 30 minutos da praça Tiradentes, das 9h às 17h30, de terça-feira a domingo (no período de férias escolares e feriados, também funciona nas segundas-feiras).
A passagem custa R$ 20,00. Ao comprá-la, o passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes, que dão direito ao primeiro embarque e mais quatro reembarques, em qualquer uma das 24 paradas do ônibus.
Locais de embarque e horários da Linha Turismo
1. PRAÇA TIRADENTES
Marco zero da cidade, é dominada pela Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico, restaurada em seu centenário em 1993.
Primeiro horário: 9h
Último horário: 17h30

2. RUA DAS FLORES
A principal rua da cidade foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972. É importante eixo comercial da capital.
Primeiro horário: 9h06
Último horário: 17h36

3. VISCONDE DE NACAR
Primeiro horário: 9h11

Último horário : 17h41
4. MUSEU FERROVIÁRIO
Construído na antiga estação, conta a história ferroviária do Estado. O prédio anexo Shopping Estação abriga o Museu Ferroviário, da Farmácia, do Perfume, o Teatro de Bonecos além do moderno centro de eventos Estação Embratel Convention Center.
Primeiro horário: 9h20
Último horário: 17h50
5. TEATRO PAIOL
Antigo paiol de pólvora construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971. Sua inauguração teve batismo do poeta Vinícius de Moraes, que compôs música especialmente para a ocasião. Símbolo da transformação cultural de Curitiba.
Primeiro horário: 9h27
Último horário : 17h57
6. JARDIM BOTÂNICO
Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e o espaço cultural Frans Krajcberg.
Primeiro horário: 9h36

Último horário : 18h06
7. ESTAÇÃO RODOFERROVIÁRIA/MERCADO MUNICIPAL
Sua concepção moderna e funcional representou em 1972, quando foi inaugurada, um marco no país em terminais de transporte.
Primeiro horário: 9h43
Último horário : 18h13

8. TEATRO GUAÍRA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Na Praça santos Andrade localiza-se o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina. À sua frente, do outro lado da praça encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil.
Primeiro horário: 9h49
Último horário : 18h19
9. PASSEIO PÚBLICO/MEMORIAL ÁRABE
O Passeio é o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba, inaugurado em 1886. Seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris. O Memorial Árabe é edificação moderna inspirada na arquitetura dos povos do deserto. É também biblioteca pública.
Primeiro horário: 9h52
Último horário: 18h22

10. CENTRO CÍVICO
Sede dos Poderes do Estado do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da Prefeitura de Curitiba. Implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Paraná.
Primeiro horário: 9h55
Último horário: 18h22
11. MUSEU OSCAR NIEMEYER
Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976.
Primeiro horário: 9h57
Último horário: 18h27
12. BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS
Memorial da imigração polonesa, é composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.
Primeiro horário: 10h

Último horário: 18h30
13. BOSQUE ALEMÃO
Lembra as mais caras tradições dos alemães, os primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba, no século dezenove, a partir de 1833. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.
Primeiro horário: 10h11
Último horário : 18h41
14. UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE - UNILIVRE
Inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, promove educação ambiental para a população em geral. É, por si só, uma lição de ecologia, integrando a arquitetura ao meio ambiente.
Primeiro horário: 10h15
Último horário : 18h45
15. PARQUE SÃO LOURENÇO
Uma velha fábrica de cola deu lugar a um Centro de Criatividade, com cursos, oficinas e espaços para exposições.Seu lago é cercado por ampla área verde nativa.
Primeiro horário: 10h25
Último horário : 18h55
16. ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI
Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante, está o Farol das Cidades, biblioteca informatizada conectada à Internet.
Primeiro horário: 10h28
Último horário : 18h58
17. PARQUE TANGUÁ
Às margens do rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista para caminhada e corrida, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Implantado em 1996.
Primeiro horário: 10h31
Último horário : 19h01
18. PARQUE TINGUI
O Parque Tingui lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios Tinguis, da nação Guarani.
Primeiro horário: 10h38
Último horário : 19h08

19. MEMORIAL UCRANIANO
O Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, é homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia, comemorado em 1995. Uma réplica da Igreja de São Miguel, da Serra do Tigre, em Mallet, interior do Paraná, com telhas de pinho e cúpula de bronze, é um museu.
Primeiro horário: 10h42
Último horário : 19h12

20. PORTAL ITALIANO
O Portal sinaliza a entrada do bairro italiano de Santa Felicidade. Utiliza elementos de três edificações típicas da imigração italiana, entre elas a igreja matriz, com sua torre separada do corpo principal.
Primeiro horário: 10h47
Último horário : 19h17
21. SANTA FELICIDADE
Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. Principal eixo gastronômico de Curitiba, é um desfile de casas típicas, unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental.
Primeiro horário: 10h56
Último horário : 19h26
22. PARQUE BARIGUI
Um dos maiores da cidade, implantado em 1972, é um dos preferidos para as caminhadas diárias do curitibano à beira do lago. Tem espaços para exposições e eventos, museu do automóvel, esportes e várias outras atividades.
Primeiro horário: 11h04
Último horário : 19h34

23. TORRE PANORÂMICA/BRASIL TELECOM
Suporte dos serviços de telecomunicações, permite, do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109,5 metros de altura equivalem a um edifício de 40 andares.
Primeiro horário: 11h09

Último horário : 19h39

24. SETOR HISTÓRICO
As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade, onde um dos destaques é o Memorial de Curitiba. Aos domingos, tem feira de artesanato.
Primeiro horário: 11h17
Último horário : 19h47

Fonte: PMC

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Novos

Novidades:
18R48 e 18R49, 18R90 ao 18R93, HR119 e HR120, BR108:
Caio Millennium II + Mercedes - Benz O500MA

GR119 ao GR126:
Marcopolo Gran Viale + Mercedes - Benz O500MA

E as novidades incríveis:
CL041 > Neobus Mega + Mercedes - Benz O500M
CR110 > Neobus Mega + Mercedes - Benz O500MA
GA166 > Neobus Mega + Volvo B7R

Fonte: ÔNIBUS DE CURITIBA

domingo, 6 de setembro de 2009

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu na manhã de ontem o empresário João Gulin, de 92 anos. Vítima de falência múltipla dos órgãos, Gulin foi um dos pioneiros do transporte coletivo de Curitiba. Da década de 50, quando montou uma das primeiras empresas do setor, a Glória, Gulin expandiu o grupo para três empresas de transporte. Além da Redentor, que atua no transporte coletivo da capital, fazem parte do grupo empresarial de Gulin outras duas empresas de transportes: a Princesa dos Campos e Viação do Sul. Juntas, as três empregam aproximadamente 3,4 mil funcionários. O velório acontece na capela 4 do Cemitério Parque Iguaçu e o enterro será às 10 horas deste domingo.

Fonte: Gazeta do Povo

sábado, 5 de setembro de 2009

Linha Verde terá nova passarela para pedestres na região do Prado Velho e Guabirotuba

A Prefeitura de Curitiba vai interditar parcialmente o trânsito da Linha Verde no próximo domingo (6). Durante seis horas, equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas estarão colocando a base da nova passarela para pedestres, em obras perto do Colégio Medianeira, entre os bairros Prado Velho e Guabirotuba. A interdição acontecerá no sentido Pinheirinho/Atuba.

As obras vão começar às 7h30 e seguirão até as 13h30, com guindastes e equipes de solda na pista. Por causa do serviço, os motoristas que vierem do Pinheirinho em direção ao Atuba entrarão no desvio na avenida Senador Salgado Filho, seguindo pela rua Plácido de Castro. O retorno à Linha Verde será feito na altura do Posto Dois Irmãos.

A nova passarela vai substituir a atual, que será removida por não obedecer as normas de acessibilidade. A nova passarela será metálica com piso em concreto antiderrapante e piso táctil. Será montada uma cobertura, feita com placas metálicas, para proteger os pedestres nos dias de chuva.

A nova passarela terá 56,8 metros de comprimento por 2,9 metros de largura, tento altura máxima de 7,20 metros. Para acessar a passarela, serão construídos seis lances de rampas, com áreas de acessibilidade para pessoas com deficiência. Nesta semana, as equipes começam a colocar os pilares que vão sustentar a estrutura metálica.

A previsão é que em setembro seja colocada a base metálica, que será soldada nos pilares. A estrutura metálica virá montada de fábrica, exigindo grandes guindastes na região. Em função disto, poderão ocorrer bloqueios pontuais na Linha Verde.

Após a implantação da base metálica, as equipes farão a montagem da passarela com a colocação da cobertura, feita com telhas de aço. Após a entrega do novo equipamento, programada para outubro, será desmontada a antiga passarela em concreto.

Passarela Linha Verde
Comprimento - 56,80 metros
Altura - 7,2 metros
Largura - 2,9 metros
Rampas de acesso

Fonte: PMC

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Desfile: linhas de ônibus no Centro Cívico terão desvio

Em virtude do desfile comemorativo ao dia da Independência do Brasil, algumas linhas urbanas e metropolitanas de ônibus terão seus itinerários modificados, na região do Centro Cívico, de zero hora às 14h da próxima segunda-feira (7).

O desfile será na avenida Cândido de Abreu, no trecho entre o Palácio Iguaçu e a rua Inácio Lustosa. Mas o bloqueio inicia ao lado da praça Rio Iguaçu, na rua Marechal Hermes, para concentração dos participantes do evento.

Cinco estações-tubo serão desativadas dia 7, das 6h às 14h: Palácio Iguaçu e Assembleia, em frente à Assembleia Legislativa; Prefeitura, Comendador Fontana e Praça 19 de Dezembro.

As alterações de percurso serão feitas pelas seguintes linhas:

Urbanas - Interbairros 1 (sentido horário e anti-horário); Inter 2 (horário e anti-horário); Canal da Música/Vista Alegre; Bom Retiro/PUC; Raquel Prado/PUC; Vila Nori; Jardim Kosmos; Bracatinga; Primavera; Nilo Peçanha; Água Verde/Abranches; Mateus Leme; Abranches; Jardim Chaparral; Vila Suíça; Expresso Santa Cândida/Pinheirinho; Barreirinha; Aeroporto; Marechal Hermes/Santa Efigênia; Ahú/Los Angeles; Fernando de Noronha; Laranjeiras, Paineiras; Santa Gema; Estribo Ahú; Nossa Senhora de Nazaré; Juvevê/Água Verde; Estudantes; Ligeirinho Boqueirão/Centro Cívico; Ligeirinho Colombo/CIC; Ligeirinho Fazendinha/Tamandaré; Linha Turismo.

Linhas metropolitanas - Curitiba/Tamandaré (via Rodovia dos Minérios); Curitiba/Almirante Tamandaré (via Lamenha);Curitiba/Itaperuçu; Curitiba/Rio Branco do Sul; Curitiba/Jardim Paraíso; Curitiba/Jardim Marrocos; Curitiba/Tanguá; Curitiba/Vila Marta; Curitiba/Maracanã; Curitiba/Guaraituba; Curitiba/Capela do Atuba; Curitiba/Colombo (via Rodovia da Uva); Curitiba/Jardim Osasco; Curitiba/Jardim Arapongas; Curitiba/São Sebstião; Curitiba/Jardim Curitiba; Curitiba/Jardim São Gabriel; Curitiba/Colombo (via Cambará); Curitiba/Colombo (via Guaraci); Curitiba/Jardim Ana Rosa; Curitiba/Santa Tereza; Curitiba/Roça Grande; Curitiba/Jardim Atuba/ Curitiba/Vila Palmital; Curitiba/Vila Zumbi; Curitiba/Campina Grande do Sul; Curitiba/Eugênia Maria; Curitiba/Timbu; Curitiba/Quatro Barras (via Graciosa); Curitiba/Quatro Barras (via BR-116).

Fonte: PMC

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Enquete

Empate na enquete: "Qual carroceria você acha mais bonita pra Alimentador"
Marcopolo Torino G7 e Comil Svelto G4 são campeãs, porém apenas uma ganhará o especial. Então, agora é aberta uma enquete pra escolher entre o Svelto e o Torino.

Reforma do terminal Cabral já tem ordem de serviço

O presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Marcos Isfer, e o governador Roberto Requião assinaram nesta terça-feira (31) a ordem de serviço para início das obras de reforma do Terminal Cabral. A reforma será feita pela Catedral Construções Civis, vencedora de licitação feita pelo governo do Estado.

O documento foi assinado também pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, pela presidente da Coordenação da Região Metropolitana (Comec), Maria Letizia Gimenez Abbate Fiala, pelo superintendente da Comec, Alcidino Bittencourt, e pelo diretor da empresa construtora, José Angelo Turra.

Com a obra no Cabral, 20 dos 21 terminais de transporte da cidade terão passado por obras de reforma e melhorias ao longo deste ano. Os outros 19 terminais foram reformados pela Urbs e pela Prefeitura num investimento total de mais de R$ 11 milhões, incluindo a ampliação, em 40%, do terminal Pinheirinho, de cerca de R$ 4,1milhões.

Em todas as unidades foram feitas, ou estão em obras, melhoria na acessibilidade com implantação de guias rebaixadas, rampas de passeio, nova pintura de sinalização, faixas elevadas de travessia e elevadores. As instalações sanitárias para deficientes estão sendo reformadas e, em alguns terminais, reconstruídas. Além da limpeza da cobertura, todos os terminais estão passando por reformas na estrutura metálica dos telhados, consertos de calhas e melhorias na parte elétrica.

O único terminal que ainda não entrou em obras é o do Capão da Imbuia que será reconstruído em área perto do local em que está atualmente. Para esta obra a prefeitura vem buscando recursos.

A reforma do terminal Cabral é uma contrapartida do Estado ao município de Curitiba pela inclusão, em novembro do ano passado, do terminal Guarituba, de Colombo, na Rede de Transporte Integrado (RIT). O custo da obra será de R$ 3,6 milhões.

O projeto da reforma foi elaborado pela Urbs e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O terminal vai ganhar mais espaço, com mais conforto e segurança para os usuários. A plataforma elevada, onde param os ônibus biarticulados, será ampliada e ficará no mesmo nível do piso da estação tubo. O projeto prevê a construção de sanitários novos, adaptados para pessoas portadoras de deficiência e mais espaço para circulação tanto dos ônibus quanto dos usuários.

Com 10,8 mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 85,5 mil pessoas, o Cabral abriga 15 linhas de ônibus, entre elas o Expresso Capão Raso-Santa Cândida e os Ligeirinhos (Linha Direta) Inter 2, Colombo-CIC, Santa Cândida-Pinheirinho e Cabral-Maracanã.

Estações - A Urbs também está reformando as estações-tubo por onde passam os ônibus do Ligeirinho (Linha Direta) Inter 2, tanto nas ruas quanto nos terminais. Elas estão sendo ampliadas em 50% e todas passarão a contar com elevador, rampa de acesso e faixa de travessia, além de recuperação da estrutura, melhoria do piso e colocação de mais uma porta, ampliando para três o número de portas de embarque e desembarque.

A reforma das estações faz parte de um conjunto de melhorias na linha do Ligeirinho Inter 2, a mais movimentada do sistema, com 80 mil passageiros por dia. Em janeiro, o prefeito Beto Richa entregou 14 ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, substituindo 14 ônibus comuns com capacidade para 110 passageiros.

No ano passado, a Prefeitura entregou o binário Capão da Imbuia-Hauer, uma ligação de quase nove quilômetros praticamente em linha reta entre os terminais destes dois bairros, trecho em que se concentra a maior procura pelo Inter 2. O binário permitiu melhorar o fluxo de trânsito, o que também significou maior eficiência do ônibus.

A Linha Inter 2 tem 70 ônibus e até o início do próximo ano 40 deles serão articulados. A reforma nas estações vai permitir que os articulados possam abrir as três portas o que representará além de mais lugares, maior rapidez no embarque e desembarque.

O Ligeirinho Inter 2 tem um percurso circular cobrindo a cada viagem 38 quilômetros em 12 bairros da cidade, passando por Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.


Fonte: Urbs