sábado, 19 de setembro de 2009

Linha Interbairros, que inaugurou a RIT, faz 30 anos neste sábado

A primeira linha do ônibus Interbairros II, que inaugurou a Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba, completará 30 anos de funcionamento neste sábado (19). Em 19 de setembro de 1979, quando começou a circular, o Interbairros II, percorria em cerca de duas horas 28 bairros da cidade. O percurso, de 44km, nos ônibus da cor verde, permitia ao passageiro seguir de um bairro a outro sem precisar passar pelo centro da cidade, como era praxe até então com as linhas convencionais e radiais. Nascia, assim, o conceito da integração física, permitindo ao usuário, com uma só tarifa, alcançar os diversos terminais de transporte da cidade.

A recém-criada RIT era a somatória de opções de transporte formadas pelos ônibus expressos e linhas alimentadoras, desde 1974, e a recém-implantada linha Interbairros, fazendo então de Curitiba a cidade brasileira mais bem servida em transporte coletivo. Na mesma ocasião foi implantada a chamada tarifa social.

"Com o surgimento gradativo das linhas interbairros, Curitiba deu um passo à frente no país e mostrou que a integração agilizou e modernizou o atendimento à população, que passou a dispor de centenas de alternativas de deslocamentos com o pagamento de uma só tarifa", diz o presidente da Urbs - Urbanização de Curitiba S/A, Marcos Isfer.

A linha pioneira Interbairros II, hoje complementada pela Linha Direta Inter II, percorria os bairros Capão Raso, Xaxim, Hauer, Boqueirão, Uberaba, Guabirotuba, Jardim das Américas, Cajuru, Capão da Imbuia, Tarumã, Jardim Social, Alto da Rua XV, Hugo Lange, Cabral, Bacacheri, Boa Vista, São Lourenço, Abranches, Pilarzinho, Vista Alegre, Mercês, Bigorrilho, Campina do Siqueira, Portão e Novo Mundo.

Em dezembro de 1980, mais três linhas foram criadas: o Interbairros I, com saída da rua Carlos Pioli (Centro Cívico); o Interbairros III, pendular, ligando os terminais Oficinas e Capão Raso. A linha IV, também pendular, foi criada para ligar o Terminal Boqueirão a Santa Felicidade.

Modernidade - Trinta anos após a primeira experiência de integração físico-tarifária, a cidade dispõe atualmente de seis linhas interbairros. As linhas I e II atendem, respectivamente, nos sentidos horário e anti-horário. Em virtude da demanda crescente, as linhas II, III, IV e V circulam com ônibus articulados, com maior capacidade. As linhas I e VI são servidas por ônibus Padron.

Ao todo, as seis linhas existentes percorrem uma extensão circular de 320,7 quilômetros. A linha Inter II, que complementa o atendimento à linha Interbairros II, percorre 37,8km no sentido horário, e 37,6km no sentido anti-horário.

Confira os números de cada linha:

Interbairros I (sentido horário) - Cinco ônibus fazem o percurso de 17,5km, totalizando 1,2 mil km/dia.São 73 viagens/dia, transportando cerca de 33,5 mil passageiros/dia, sendo em média 320 nas horas de maior movimento. Na prática, significa que cinco ônibus, nos horário de pico, atendem o público com frequência de 12 minutos. O tempo de viagem no circuito é de 62 minutos.

Interbairros I (sentido anti-horário) - Percorre diariamente 1,3 mil quilômetros, transportando 3,5 mil passageiros. O percurso por viagem é de 20km. Nos horários de maior movimento, os usuários chegam a 350 durante as cinco viagens no período, com intervalos de até 14 minutos. Os cinco ônibus realizam 67 viagens/dia. Tempo de viagem: 70 minutos.

Interbairros 2(sentido horário) - Ao todo, são 32 mil passageiros/dia, que utilizam os 21 ônibus articulados, com tempo de viagem de duas horas para completar o circuito. Nas horas de maior movimento, dez coletivos circulam com intervalos em média de seis minutos. Ao todo, são 121 viagens/dia, com 3,2 mil usuários embarcados nas horas de pico. O percurso tem 41,2km.

Passa pelos terminais Cabral, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia, Hauer e Campo Comprido.

Interbairros 2 (sentido anti-horário) - Com extensão de 41,7km, percorrida em duas horas e dez minutos, a linha, servida por 19 ônibus articulados realiza 123 viagens/dia, o que corresponde a uma quilometragem diária de 5,1 mil quilômetros. Nas horas de pico, o movimento é de 3,1 mil passageiros, e no período, em média dez ônibus fazem o circuito com intervalos de sete minutos. Ao todo, são 123 viagens/dia.

Passa pelos terminais Cabral, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia, Hauer e Campo Comprido.

A linha Interbairros II, em virtude da grande demanda, é reforçada pela Linha Direta Inter 2, também circulando nos sentidos horário e anti-horário.

No sentido horário, o Inter II faz um percurso de 38km, em cerca de 95 minutos, com uma frota de 41 ônibus que, todos os dias, percorrem 7,8 mil quilômetros. São 206 viagens/dia, transportando em média 39 mil passageiros. Nas horas de maior movimento, 6,8 mil passageiros são transportados em 26 ônibus, com intervalos de 2,5 minutos em média.

Já no sentido anti-horário, o Inter2, com 28 veículos,percorre um circuito de 38km e 95 minutos, e diariamente o total e viagens soma 7,2 mil quilômetros. A linha transporta 38,9 mil usuários/dia, 4,5 mil deles nas horas e maior movimento, quando o usuário dispõe de 17 ônibus a cada quatro minutos em média.

Interbairros III - Os 19 ônibus rodam diariamente 4,8 mil quilômetros. Cada viagem, com duração de duas horas e 50 minutos, tem 60km de extensão, beneficiando o deslocamento de 25 mil passageiros/dia. Nas horas de pico, seis ônibus atendem os usuários com frequência de nove minutos. A frota da linha faz 82 viagens/dia, e transporta em média 2,6 mil usuários nas horas de pico. Isso equivale a cerca de 10% do total de passageiros diários na linha.

Passa pelos terminais Santa Cândida, Capão Raso, Oficinas, Carmo e Bairro Alto.

Interbairros IV - O circuito completo, de 46km, é percorrido em 135 minutos pelos 24 ônibus. Dez deles têm frequências regulares de seis minutos nos horários considerados de maior movimento, responsáveis, ensse mesmo horário, pelo transporte de até 5,4 mil passageiros, do total de 45 mil transportados diariamente. A quilometragem percorrida diariamente por essa frota soma ,7 mil quilômetros.

Passa pelos terminais Pinheirinho, CIC, Santa Felicidade, Fazendinha e Campo Comprido.

Interbairros V - Ao fim de mais um dia, três mil quilômetros foram rodados pelos 13 ônibus que têm intervalos de oito minutos nas horas de pico, período em que a população é servida por sete veículos. Em cerca de uma hor e 50 minutos, o usuário que percorer todo o itinerário de 34,5 quilômetros será mais uma pessoa contabilizada entre as 30 mil que diariamente se servem da linha. De por cento desse total lota os ônibus do Interbairros V nas horas do pico, durante a manhã e à tarde.

Passa pelos terminais Portão, Fazendinha e Oficinas.

Interbairros VI - A linha Interbairros com percurso circular servida por oito ônibus que perfazem o trajeto em duas horas e meia, transporta seis mil passageiros/dia, 10% deles nos horários de maior movimento. Nesse período, os ônibus estarão disponíveis a cada 18 minutos. O total diário de viagens soma 2,6 mil quilômetros. São 42 viagens/dia, beneficiando os seis mil passageiros, que nos horários de pico chegam a 600 em média.

Passa pelos terminais Caiuá, Campo Comprido.

Números - Confira, resumidamente, os números das linhas interbairros:

Intebairros I (sentido horário)

Extensão - 17,5km;

Frota operante - 5

Tempo de viagem - 1 hora

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 12 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 5

Viagens/dia - 73

Passageiros/dia - 3.600; nas horas de pico - 320

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 1,2 mil

Interbairros I (sentido anti-horário)

Extensão - 19,5km

Frota operante - 5

Tempo de viagem - 70 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 14 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 4

Viagens/dia - 67

Passageiros/dia - 3.480; nas horas de pico - 340

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 1,3 mil mil

Interbairros II (sentido horário)

Extensão - 41,2KM;

Frota operante - 2 horas

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 6 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico -10

Viagens/dia - 121

Passageiros/dia ? 32.000; nas horas de pico - 320

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 5 mil

Interbairros II (sentido anti-horário)

Extensão - 41,7km;

Frota operante - 19

Tempo de viagem - 2 horas

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 6 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 9

Viagens/dia - 123

Passageiros/dia - 33.000; nas horas de pico - 3.100

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 51, mil

A linha Interbairros II, em virtude da grande demanda, é reforçada pela Linha Direta Inter2, com os seguintes números:

Inter2 (sentido horário)


Extensão - 137,8km;

Frota operante - 41

Tempo de viagem - 95 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 2,5 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 26

Viagens/dia - 206

Passageiros/dia - 38.360; nas horas de pico - 6.820

Inter2 (sentido anti-horário)

Extensão - 37,7km;

Frota operante - 28

Tempo de viagem - 95 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico -3,5 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 25

Viagens/dia - 192

Passageiros/dia -39 mil; nas horas de pico - 4,5 mil

Km/dia percorridos pelso ônibus da linha - 7,2 mil

Interbairros III

Extensão - 59km;

Frota operante - 19

Tempo de viagem - 170 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 9 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 6

Viagens/dia - 82

Passageiros/dia - 25.000; nas horas de pico - 2,6 mil

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 4,9 mil

Interbairros IV

Extensão - 46km;

Frota operante - 24

Tempo de viagem - 140 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 6minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 10

Viagens/dia - 124

Passageiros/dia - 45.000; nas horas de pico - 5,4 mil

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 5,7 mil


Interbairros V

Percurso - 34,5 km;

Frota operante - 13

Tempo de viagem - 105 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico - 8 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 7

Viagens/dia - 89

Passageiros/dia - 30.000; nas horas de pico - 2,9 mil

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 3 mil


Interbairros VI

Extensão - 61,5km;

Frota operante - 8

Tempo de viagem - 145 minutos

Intervalo (frequencia) nas horas de pico -18 minutos

Ônibus/viagens nas horas de pico - 3

Viagens/dia - 42

Passageiros/dia - 6 mil; nas horas de pico - 600

Km/dia percorridos pelos ônibus da linha - 2,6 mil


Fonte: Urbs

Nenhum comentário: