segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia sem Carro marcará os 35 anos do ônibus Expresso


O Dia sem Carro, nesta terça-feira (22) será também uma data especial para Curitiba. No mesmo dia, o ônibus Expresso, sistema que virou referência em transporte urbano no país, completará 35 anos de funcionamento. O sistema começou a funcionar num domingo, 22 de setembro de 1974, quando os 20 primeiros ônibus expressos inauguraram um novo ciclo na história do transporte coletivo da cidade.

O Expresso trafega em vias exclusivas, as chamadas canaletas, a partir de terminais instalados nos bairros. Nos terminais, os passageiros vindos de pontos mais distantes, com os ônibus alimentadores, trocam de linha, seguindo pelo Expresso em direção ao centro.

A criação dos chamados Eixos Estruturais do sistema de transporte curitibano mudou o desenho urbano da cidade. Os eixos são compostos por três vias paralelas: a central, destinada ao ônibus, e as pistas laterais e paralelas para os demais veículos, também em sentidos opostos. Os eixos fazem ligações rápidas e seguras a pontos opostos.

O primeiro eixo a funcionar ligava os bairros Capão Raso (Sul) e Santa Cândida (Norte). Em apenas 27 dias de funcionamento, a partir da inauguração do sistema, 42,5 mil passageiros eram transportados diariamente nos dois eixos ? 19 mil na linha Norte e 23,5 mil, na Sul.

Em outubro de 1974, a expectativa de passageiros transportados por dia era 11,8% superior aos 38 mil usuários projetados no fim de setembro, quando o sistema começou a funcionar.

No começo, oito expressos no eixo Norte ligavam a praça Ruy Barbosa ao Terminal Santa Cândida, com frequência de quatro minutos. O eixo Sul era servido por 12 ônibus, que saíam do Terminal Capão Raso e iam até a praça 19 de Dezembro, com frequência de três minutos. O ponto de interseção das linhas era na praça Generoso Marques. Em setembro de 1975, um ano depois da implantação, o sistema já transportava 60 mil passageiros, em 38 ônibus.

Trinta e cinco anos depois da implantação, o sistema de ônibus Expresso ganhou mais três eixos, além do Norte/Sul, que atualmente liga o Santa Cândida ao Pinheirinho: Boqueirão, Leste/Oeste e a Linha Verde.

Linhas - O sistema expresso tem 184 ônibus nas canaletas exclusivas, que percorrem as linhas Santa Cândida/Capão Raso, com 44 ônibus; Pinheirinho/praça Ruy Barbosa, com 26; Pinhais/praça Ruy Barbosa, com 16; Circular Sul, com 24 veículos, nos dois sentidos (horário e anti-horário); Boqueirão, com 22; Centenário/Campo Comprido, com 26 veículos; e Linha Verde, com 14, dos quais seis rodam com biocombustível 100% à base soja. As linhas principais são reforçadas pelas linhas Centenário/praça Ruy Barbosa, com seis expressos, e Sítio Cercado/Capão Raso, com seis ônibus.

O movimento diário nas linhas do Expresso é de 471 mil passageiros. A maior demanda, com 90,5 mil passageiros por dia, é registrada na linha Santa Cândida/Capão Raso, seguida da linha Pinhais/praça Ruy Barbosa, com 61,6 mil passageiros/dia, mesmo número transportado ao longo do eixo Pinheirinho. No eixo Boqueirão, são 70,5 mil passageiros diariamente. A Linha Verde, com ônibus ligando o Terminal Pinheirinho à praça Carlos Gomes, já absorveu do eixo Sul 17,5 mil passageiros por dia.


Fonte: URBS

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