sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ônibus a biocombustível entram em operação na Linha Verde

Os primeiros seis ônibus da América Latina a circular apenas com biocombustível, sem mistura com diesel, entraram em operação na tarde desta quinta-feira (27) na Linha Verde. Os ônibus, que fazem a linha Pinheirinho-Carlos Gomes, foram abastecidos com o novo combustível na garagem da Viação Cidade Sorriso. O primeiro ônibus a receber biocombustível foi abastecido pelo prefeito Beto Richa ao lado de representantes das empresas e instituições parceiras no projeto.

"Curitiba dá mais uma prova de sua preocupação com a proteção do meio ambiente. Este é um grande passo, um avanço na inovação tecnológica e estamos dando um exemplo ao Brasil", disse o prefeito. Richa disse que a intenção é, na medida do possível e a partir dos resultados obtidos na Linha Verde, estender o uso do biocombustível para toda frota.

"Estamos abrindo uma nova etapa na história do transporte e da conservação do meio ambiente no país", afirmou o presidente da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, Marcos Isfer. "Este é um projeto ousado que só foi possível graças ao empenho dos nossos técnicos, às empresas e instituições parceiras e à determinação do prefeito Beto Richa de torná-lo possível", afirmou.

O combustível usado nestes seis ônibus é feito à base de soja e, por não ter mistura de óleo diesel, é definido pelos técnicos como B 100. Anteriormente, Curitiba já havia testado misturas de 5% e 20% de combustível orgânico, os chamados B05 e B20, experiências que levaram ao projeto do B100. A expectativa é que o programa permitirá uma redução de pelo menos 50% na emissão de poluentes. Só a emissão de dióxido de carbono será 30% menor e a emissão de fumaça cai em 70%.

Desde 2007 é obrigatório, no país, a mistura de 4% de biocombustível ao diesel. Os ônibus da experiência iniciada na Linha Verde têm apenas biocombustível.

São parceiros do projeto da Urbs, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente; as empresas operadoras do transporte na Linha Verde, Cidade Sorriso e Viação Redentor; as empresas fabricantes de chassis Scânia Latin América e Volvo do Brasil; o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar); o Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico e Combustíveis (Probiodiesel); e as empresas BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel Brasil Sul S/A, sediada em Passo Fundo (RS), que produz o combustível; e a RDP, Distribuidora de Petróleo Ltda, sediada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, responsável pelo transporte.

Um dos desafios para a implantação do projeto, conta o diretor de Transporte da Urbs, Fernando Guignone, era justamente estabelecer uma parceria ampla, que garantisse o fornecimento, a distribuição, a avaliação técnica e isso foi possível porque todas as áreas, de alguma forma envolvidas, aceitaram o desafio. "Reunimos na mesma idéia, fabricantes, operadores, produtores e distribuidores do combustível, contando ainda com pesquisa técnica", diz.

Elcio Karas, gestor da área de Vistoria e Cadastro do Transporte Coletivo na Urbs e que coordena a implantação do projeto, explica que os ônibus serão monitorados durante 18 meses, com avaliação técnica de desempenho, custos e emissão de poluentes. "O que estamos fazendo em Curitiba é algo inédito e que exige uma avaliação permanente dos resultados. A idéia é que tenhamos progressivamente cada vez mais ônibus rodando com o B100", afirma.

Os ônibus - três da Scânia e três da Volvo - têm motores Euro III e a previsão é de um consumo total de, em média, 20 mil litros por mês. Cada ônibus da Linha Verde percorre em média, por dia, 200 quilômetros. O consumo destes ônibus deverá sofrer um acréscimo próximo de 8%, o que será avaliado durante o período de testes. A troca do óleo lubrificante dos ônibus será feita a cada cinco quilômetros, com monitoramento constante para observar os efeitos do biocombustível em peças como pistão, anéis, bicos injetores e tubulação.

"Este projeto é inovador", afirmou Jeferson Chicre Abou Rejaile, da RDP Distribuidora de Petróleo, empresa encarregada do transporte do novo combustível, produzido em Passo Fundo (RS). "Houve uma experiência semelhante na Alemanha mas em função das baixas temperaturas e outras características locais, acabou não prosperando. Aqui, a organização, qualidade do produto e envolvimento de todos os setores no projeto são garantia de sucesso. Curitiba mais uma vez mostra porque é referência em transporte coletivo", afirma.


Fonte: Urbs

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Motoristas reduzem velocidade e número de acidentes fica menor

Dados do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Diretoria de Trânsito da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A mostram que o motorista curitibano está reduzindo a velocidade e sendo mais cuidadoso no trânsito. Além da redução no número de acidentes e de infrações por excesso de velocidade, também a violência dos acidentes, a julgar pelos números, foi menor, com redução de 26,9% no total de feridos e de 37,7% no número de mortes no local nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Estes índices levam em conta o crescimento da frota - de 4,9% - no período.

De janeiro a julho deste ano foram registrados 13.935 acidentes, cerca de 14,5% menos do que no mesmo período do ano passado, quando, com uma frota menor, foram registrados 15.548 acidentes. O número de feridos neste ano – 4.272 - ficou 26,9% abaixo do registrado no ano passado (5.571). E o total de mortes no local caiu de 52 no ano passado para 34 neste ano, o que dá uma redução de 37,7% considerando o aumento da frota que passou de 1.073.451 veículos para 1.125.866.

A redução vem ocorrendo mês a mês. Em julho deste ano, em comparação com julho do ano passado, o número de acidentes (2.077) caiu 4% e não houve nenhuma morte no local do acidente. No ano passado, em julho, foram cinco mortes. Em junho do ano passado 12 pessoas morreram no local do acidente. Em junho deste ano houve uma morte no local do acidente.

O número de infratores por excesso de velocidade também caiu em julho deste ano, na comparação com julho do ano passado, segundo dados da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs. No mês passado foram registrados, nos radares, 30.673 infratores, uma queda, levando em consideração o aumento da frota, de 5,6% com relação a julho do ano passado. O número de infrações registradas pelos agentes de trânsito em julho foi de 8.793, uma redução de 18,7% na comparação com junho, quando foram registradas 10.875 infrações.

Na avaliação da diretora de Trânsito da Urbs, Rosângela Battistella, uma série de fatores vem contribuindo para a redução de acidentes. "O objetivo é que não aconteçam acidentes, que tenhamos harmonia e boa convivência no trânsito, e o que se quer é que o número de acidentes seja cada vez menor", diz ela. Entre os fatores que contribuíram para esta redução, Rosângela cita a melhoria do sistema viário, o reforço na sinalização e, principalmente, a conscientização dos motoristas.

"A Diretran desenvolve uma série de ações de educação no trânsito e, neste ano, estamos tendo também a campanha Respeito ou morte – você escolhe o caminho, uma iniciativa do Grupo RPC que conta com o apoio tanto da Diretran quanto do BPTran. Toda ação que possa ajudar a melhorar o trânsito é bem vinda", diz.

Rosângela lembra que a Urbs está colocando em prática o Plano de Melhoria do Trânsito, aprovado pelo prefeito Beto Richa e que prevê uma série de medidas de curto, médio e longo prazo. Desde o início da implantação do plano, no começo de julho, a Diretran pintou mais de 10 mil metros quadrados de sinalização no asfalto, como faixas de pedestre, faixas de tráfego ou de proibição de parada. Também foram colocadas, neste período 864 placas de trânsito; e 117 cruzamentos da cidade tiveram alteração ou implantação de preferencial. Dois binários – nos bairros Bacacheri e Batel – já foram implantados melhorando e dando maior segurança ao trânsito nestas regiões. Os binários são formados, no Bacacheri, pelas ruas México e Lange de Morretes, e no Batel pelas ruas Lindolfo Pessoa e Belo Horizonte.

Outra obra prevista no plano e já executada foi a reforma no cruzamento da avenida Affonso Camargo com rua Mariano Torres que permitiu a proibição de conversão à esquerda da Sete de Setembro para a Mariano Torres. Agora, quem está na Affonso Camargo tem acesso às pistas da esquerda da Mariano, antes separadas por um canteiro, e quem está na Sete de Setembro, em direção ao Alto da XV e quiser entrar na Mariano Torres anda uma quadra a mais, até a Francisco Torres fazendo o retorno pela Affonso Camargo.

O plano prevê ainda novas proibições de conversão à esquerda e de estacionamento para melhorar o fluxo do trânsito; a implantação de mais três binários – nos bairros Água Verde, Mercês e Portão – e a implantação da primeira fase do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) com a instalação da Central de Controle Operacional com informações do trânsito em tempo real permitindo melhor gestão do tráfego e do transporte da cidade.

Fonte: URBS

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Faixas, placas e binários dão mais fluidez e segurança ao trânsito

Mais de dez quilômetros quadrados de asfalto foram pintados com sinalização de trânsito desde o início de julho em Curitiba. São faixas para pedestres, sinalização de preferencial, definição de áreas de estacionamento e faixas de tráfego em ruas e avenidas revitalizadas pela Prefeitura.

A pintura de 10.169 metros quadrados de sinalização horizontal faz parte de um amplo projeto de melhoria do trânsito da cidade elaborado pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e aprovado, em julho, pelo prefeito Beto Richa. A sinalização no asfalto está sendo feita pela Diretoria de Trânsito da Urbs (Diretran) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, que cedeu a tinta.

A sinalização horizontal integra 161 projetos de engenharia de trânsito. São proibição de conversão e estacionamento; alteração de sentido e de preferencial em mais de 100 ruas da cidade; e implantação de dois novos binários – nos bairros Bacacheri e Batel. Além da pintura no asfalto, as alterações feitas para melhoria do trânsito da cidade significaram a implantação 824 placas de sinalização.

Foram pintadas faixas de tráfego, de proibição de estacionamento e de preferencial, por exemplo, em ruas como Pedro Viriato Parigot de Souza, uma importante via de ligação dos bairros Campo Comprido e Cidade Industrial; e a pequena rua dos Abacates, no Uberaba, que passou a ser preferencial em relação à rua das Mangas. Também ganhou pintura nova – a de proibição de estacionamento - a rua São Pedro, no Cabral, no trecho entre as ruas São Luiz e a rápida Joaquim José Pedrosa. No último fim de semana foram pintadas as faixas de tráfego da rua Martim Affonso, entre os bairros Bigorrilho e Mercês.

Melhorias – As medidas adotadas já melhoraram o trânsito em vários pontos da cidade. No cruzamento da avenida Sete de Setembro com a Mariano Torres o trânsito ganhou fluidez com a proibição de conversão à esquerda. Agora, não há mais carros parados numa pista esperando uma oportunidade para entrar na Mariano Torres. Com a conversão à esquerda proibida, os motoristas seguem por mais uma quadra até a Francisco Torres, fazendo o contorno pela Affonso Camargo. Além de nova pintura e sinalização, o cruzamento teve alterações nos canteiros centrais. Agora, quem está na Affonso Camargo tem acesso às pistas da esquerda da Mariano Torres.

Outra região da cidade onde o trânsito ganhou bastante agilidade foi no Bacacheri, com a implantação do binário formado pelas ruas México e Lange de Morretes que passaram a ter mão única e sentido contrário a partir do cruzamento com a Fagundes Varella. Nesta semana, a Diretran implantou o binário formado pelas ruas Belo Horizonte e Lindolfo Pessoa, ligando as avenidas Batel e Sete de Setembro, abrindo novas opções a quem quer se deslocar, neste ponto da cidade, de uma avenida a outra, melhorando ainda mais o trânsito no entorno da praça Miguel Couto, a Pracinha do Batel.

Faixas novas – Mais seis ruas da cidade vão ganhar pintura nova nas próximas semanas. Entre elas, a Desembargador Westphalen, da Praça Zacarias até a Brasílio Itiberê; a rua das Carmelitas, no Boqueirão, em toda sua extensão; a Carlos Dietzsch, da rua Coronel Airton Plaisant até a Amadeu do Amaral, no Portão; e a Vicente Geronasso, no Boa Vista, em toda sua extensão. As ruas Padre Agostinho (Mercês/Bigorrilho) e Conselheiro Laurindo (Centro) vão ganhar novas faixas de pedestre também em toda sua extensão.

Além de pintura nova, da pavimentação de mais de 1.500 ruas, dos novos binários, o sistema viário da cidade também vem contando com uma inovação adotada a partir do ano passado pela Urbs, as faixas elevadas para pedestres. Nas últimas semanas foram implantadas sete faixas elevadas em diferentes pontos da cidade, como nas ruas Bley Zornig e Nossa Senhora da Paz, no Boqueirão; e Antonio Moreira Lopes e Rivadávia Macedo, no Cajuru. Curitiba tem, atualmente 87 faixas elevadas.

Em ruas de diferentes bairros da cidade foram também implantadas 26 lombadas físicas, solicitadas pela comunidade. Entre elas, na esquina das ruas Canal Belém e Presidente Pádua Fleury, no Hauer; na rua Barão de Santo Ângelo, no Xaxim, reformada pela Prefeitura no ano passado e que integra o binário São Pedro, o maior da Linha Verde, com 3,4 quilômetros.

Curitiba tem agora 242 lombadas físicas. Este é um recurso de redução de velocidade só utilizado em vias locais sem inclinação. Por isso, quando há solicitação de implantação de lombada é feito um estudo que muitas vezes indica outras medidas mais apropriadas à situação.

Preferenciais – Do início de julho até esta semana foram feitas também 117 alterações de preferencial em pelo menos 100 ruas da cidade agilizando e garantindo maior segurança no trânsito em cruzamentos em vários bairros da cidade. Cada alteração implica em uma nova sinalização, tanto de pintura no asfalto, quanto de novas placas de alerta aos motoristas.


Fonte: Urbs

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Nos próximos dias...

Nós próximos dias serão exibidas imagens das empresas.
São imagens do Aplicativo Google Earth.
Provavelmente, até semana que vem elas estarão aqui.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Campo Magro


A prefeitura de Campo Magro está dando continuidade nas obras de manutenção das ruas do municipio. Desta vez, a rua Luiz Gualdezi no bairro Passaúna está sendo aumentada em sua largura para suportar o tráfego de ônibus, pois a rua agora fará parte do itinerário da linha Passaúna.

Com a aquisição do direito de extensão das linhas junto à URBS, a prefeitura agora irá criar novas rotas para o transporte coletivo que integra Campo Magro a Curitiba.

Com os 12 veiculos novos que já estão operando, Campo Magro estará suprindo a necessidade de transporte de moradores que habitam em regiões mais isoladas, como por exemplo quem mora no morro da formiga que antes tinha que caminhar cerca de um quilometro até chegar no ponto de ônibus.



||| CONFIRAM O FLOGÃO CURITIBUS |||

21A32 ao 21A43 já estão operando nas seguintes linhas:

Campo Magro;
Bom Pastor;
Jd. Pioneiro;
Jd. Boa Vista.


sábado, 15 de agosto de 2009

Flogão CURITIBUS

Estamos agora no flog também.
http://www.flogao.com.br/curitibus

Movimento da Linha Turismo aumentou 46,13% em julho



A Linha Turismo registrou em julho 63.240 embarques, um aumento de 46,13% em relação ao mesmo mês do ano passado. O aumento foi motivado principalmente pelos ônibus de dois andares, os double-decker, em que o piso superior fica ao ar livre. Os ônibus de dois andares entraram em operação em novembro do ano passado. Em julho de 2008, quando a Linha Turismo ainda operava apenas com as antigas jardineiras, houve 43.726 embarques.

O sucesso do double-decker levou a Urbs, Urbanização de Curitiba S/A a autorizar, há duas semanas, a compra de mais quatro ônibus que virão, inclusive, com teto-retrátil que pode ser acionado em caso de chuva durante o passeio. A entrada dos novos veículos quase dobra a frota atual, de cinco ônibus. O double-decker proporciona uma vista panorâmica do trajeto e nem a chuva e o frio registrados em julho afastou turistas e curitibanos do passeio.

Desde o início do ano foram registrados 323.698 embarques nos ônibus de dois andares. A média fica em torno de 45 mil passageiros por mês e a expectativa é que, ainda em agosto, o número de embarques na Linha Turismo em 2009 atinja número maior ao que foi registrado em todo o ano de 2008: 357.519.

Roteiro: Os veículos da Linha Turismo são similares aos que circulam em cidades européias como Londres, Paris, Madri e Barcelona. O ônibus passa por 23 pontos turísticos de Curitiba. O percurso tem 40 quilômetros e dura cerca de duas horas e meia. Ao comprar a passagem, por R$ 20,00, o passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes, que dá direito ao primeiro embarque e mais quatro reembarques, em qualquer uma das paradas do trajeto.

O ônibus double-decker é um dos oito novos atrativos turísticos da cidade incluídos na campanha Novo em Curitiba ? Vale a Pena Ver, lançada pela Prefeitura para divulgar novas atrações da cidade e também monumentos históricos e espaços culturais restaurados.

O double-decker tem o dobro da capacidade da jardineira, o tradicional ônibus da Linha Turismo, que circula há 15 anos. O número de bancos aumentou de 32 para 66. A capacidade total subiu de 76 para 92 pessoas. Os veículos têm 55 assentos no segundo piso, equipados com cinto de segurança de dois pontos, porta-copos e porta-folhetos. Antes de movimentar o veículo, o motorista faz o controle da posição dos passageiros por meio de uma câmera.

O piso inferior tem 11 poltronas, duas delas com largura maior que o padrão. Também há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia. Os ônibus têm piso baixo, com uma plataforma que desliza na mesma altura da calçada, facilitando o embarque de pessoas com dificuldades motoras. O sistema de som é digital, inclusive no deque superior, e transmite as informações sobre os pontos turísticos em três idiomas (inglês, espanhol e português).

Serviço: A Linha Turismo tem saída a cada 30 minutos da praça Tiradentes, das 9h às 17h30, de terça-feira a domingo (no período de férias escolares e feriados, também funciona nas segundas-feiras). A passagem custa R$ 20,00. Ao comprá-la, o passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes, que dão direito ao primeiro embarque e mais quatro reembarques, em qualquer uma das 24 paradas do ônibus.


Fonte: Prefeitura

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Richa vistoria pontes da Linha Verde e destaca começo da segunda fase da nova avenida

O prefeito Beto Richa vistoriou nesta quarta-feira (12) as obras de duas novas pontes na Linha Verde, entre os bairros Prado Velho e Guabirotuba. A primeira fase do corredor de transporte Linha Verde já está funcionando. Richa disse que este benefício, em breve, será realidade para a região norte da cidade, com a segunda fase da Linha Verde. "A Linha Verde Sul já é uma realidade e a Linha Verde Norte está começando", afirmou Richa. "Já lançamos o edital para as obras da trincheira na rua Gustavo Rattmann, ligando o Bacacheri ao Bairro Alto, na Linha Verde Norte."

Na Linha Verde Sul, Richa acompanhou o trabalho de construção das bases de concreto, que vão segurar as novas pontes, em construção ao lado do Colégio Medianeira. Com 70 metros de largura, as novas pontes melhorarão o fluxo de trânsito na região, pois atualmente as oito pistas da Linha Verde se afunilam em quatro pistas na ponte antiga. A obra faz parte das melhorias da Linha Verde, no trecho entre o Pinheirinho e o Jardim Botânico. O investimento na construção destas pontes é de R$ 4,5 milhões.

Em uma das pontes, com 9 metros de largura, serão construídas as canaletas de ônibus, por onde passará a futura linha de interligação entre Pinheirinho e o Atuba. Na outra, serão construídas três pistas para veículos, uma ciclovia e calçadas para pedestres. "Será uma grande transformação na região, porque a antiga ponte da rodovia, com quatro pistas, será substituída por outra com oito pistas para veículos e o transporte coletivo", afirmou Wilson Justus, coordenador das obras da Linha Verde.

Para construir as novas pontes, a Prefeitura está usando tecnologia para submersão na água, similar a usada por submarinos. Câmaras barimétricas, com ar-comprimido em alta pressão, são usadas na construção dos pilares dos postes. Este tipo de equipamento só usado em obras de alta complexidade, como pontes de estradas perto de rios ou em minas de material preciosos.

LINHA VERDE NORTE

A Prefeitura lançou na terça-feira (11) o edital de licitação para construção da nova trincheira na BR 476, entre os bairros Jardim Social, Bacacheri e Bairro Alto. A nova trincheira fará a interligação entre as ruas Gustavo Rattman, no Bacacheri, e a José Zgoda, no Bairro Alto. O investimento, de R$ 12 milhões, é contrapartida do município para a segunda etapa da Linha Verde, no trecho do Jardim Botânico ao Atuba.

O novo acesso permitirá ligação direta entre os três bairros, melhorando o trânsito no fim da rua Fagundes Varela, no Bacacheri. Atualmente, os veículos que vêm pela rua Fagundes Varela são obrigados a usar um contorno e esperar um semáforo antes de cruzar a antiga rodovia. O novo trajeto será direto.

A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, autorizou em julho a inclusão da Linha Verde Norte no financiamento que a Prefeitura de Curitiba está contratando junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Após seguir todos os trâmites de aprovação do Governo Federal e do Senado, a Prefeitura assinará com a AFD um contrato de 72 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões). A maior parte dos recursos será aplicada em obras da Linha Verde Norte.

A segunda fase da Linha Verde, do Jardim Botânico ao Atuba, terá canaleta para uso exclusivo dos ônibus, pistas marginais e vias locais. O trecho, onde a BR-476 dará lugar a uma avenida urbana, terá 8 km de extensão, partindo do ponto sob a passarela do Centro Politécnico.

Fonte: PMC

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Blitz verifica condições de equipamentos para cadeirantes



Fiscais da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, fizeram nesta quinta-feira (6) uma blitz para verificação de equipamentos e itens de segurança para cadeirantes no sistema de transporte. A fiscalização foi feita no trecho entre a estação Eufrásio Correa, que fica na avenida Sete de Setembro, próximo à praça Eufrásio Correa, e o Terminal Capão da Imbuia, verificando alguns dos ônibus que circulam no eixo Campo Comprido-Centenário e Pinhais-Rui Barbosa.

Blitze são rotina na Urbs, explica Elcio Karas, gestor da área de vistoria técnica da Urbs, e não se limitam a um único item. "Desta vez a verificação teve como alvo os equipamentos de segurança para cadeirantes, mas temos blitze para verificar uma série de outros itens", diz. Entre eles, vazamento de óleo, emissão de fumaça, estado de conservação da sanfona e itinerário mostrado no letreiro eletrônico.

O ônibus biarticulado Volvo, ano 2006, prefixo GD349, da Viação Cidade Sorriso, no trecho entre a praça Eufrásio Correia e o Terminal Capão da Imbuia, passou pela inspeção sem problemas. "O veículo é relativamente novo, e a manutenção é permanente e menos onerosa, mas o risco existe, porque muitas vezes os danos são frutos do vandalismo de passageiros, e o problema só é constatado após o término das viagens, nas garagens", diz Karas.

No sentido inverso, a inspeção foi feita no biarticulado Volvo prefixo 17D02, do Expresso Azul, atendendo na linha Pinhais/Praça Rui Barbosa. Os fiscais constataram folga das borrachas na porta número 3; falhas de fixação da placa de identificação da mesma porta, no teto; danos no equipamento de emergência que permite a abertura da janela defronte à porta 3, bem como alguns balaústres soltos, instalados para que os passageiros que viajam em pé se seguram durante o trajeto.

Além das blizte os fiscais percorrem diariamente as garagens das empresas de ônibus fazendo a vistoria técnica dos veículos o que inclui a verificação da parte mecânica dos ônibus. Todos os ônibus da frota passam obrigatoriamente por duas vistorias completas por ano.

A rede integrada de transporte tem uma frota operante de 1.906 ônibus, 564 deles da Região Metropolitana. Por dia, são quase 2,4 milhões de passageiros que se utilizam de uma rede que tem 351 estações tubo, 21 terminais urbanos e sete metropolitanos e 8.551 pontos de parada. Os ônibus percorrem por dia útil 480 mil quilômetros em 20.850 viagens.

Procedimentos – As vistorias ocorrem em duas circunstâncias, segundo Elcio Karas: ou são previamente programadas, definindo-se quais os ônibus que sofrerão inspeção, ou a partir de denúncias de usuários feitas pelo telefone 156.

Além dos espaços reservados aos cadeirantes e seus equipamentos de fixação, as inspeções incluem o estado das canaletas das janelas corrediças, vidros quebrados, estado dos balaústres, bem como a limpeza no interior do veículo, o sistema de som que anuncia as próximas paradas na estações e o sistema de iluminação interna.

Quando constatada uma irregularidade, é expedida notificação, encaminhada à empresa em até 24 horas. Esta, dispõe de até sete dias úteis para tomar as devidas providências, submetendo o veículo a nova inspeção.

Se persistirem problemas de inspeção, o veículo é retirado da linha e permanece na empresa até a devida correção das irregularidades, sendo novamente submetido à vistoria dos fiscais da Urbs, só então voltando a circular.

Cadeirantes – Na blitz desta quinta-feira foram verificados itens como trava para cadeira de rodas, cinto de segurança e sinalização da área. Mais de 50% dos ônibus da rede integrada são adaptados oferecendo espaço para cadeirante, além de elevador. Entre eles, todos os ônibus do sistema Expresso, que circulam pelas canaletas, e todos os ligeirinhos (Linha Direta) que são os que transportam mais passageiros.

Além da adaptação da frota, o sistema de transporte tem ainda 52 ônibus exclusivos do Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (Sites) que atendem cerca de 2,2 mil alunos de escolas especiais.


Fonte: Urbs

domingo, 9 de agosto de 2009

Feliz dia dos Pais!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

18C73 ao 18C77

Novos convencionais na Auto Viação Santo Antônio.
São Caio Millennium II com chassi Volkswagen 17.260EOT.
18C73 ao 18C77.
Antes da chegada deles, só havia um Millennium II Convencional em Curitiba, o 21C04 (Caio Millennium II + MB O500M) da Empresa de Ônibus São Bráz.


Urbs conclui reforma nos terminais Caiuá, Carmo e Boa Vista

A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, conclui nesta semana a reforma de mais sete terminais de transporte. Com isso, até sexta-feira estarão prontos 14 dos 18 terminais que estão sendo reformados para melhorar a eficiência do transporte coletivo e oferecer mais conforto e segurança aos passageiros.

Nesta quarta-feira (5) foram concluídos os trabalhos nos terminais Caiuá, Carmo e Boa Vista e até sexta (7) ficam prontos os terminais CIC, Portão, Boqueirão e Capão Raso. Ainda neste mês ficarão prontas as obras nos terminais Campina do Siqueira, Campo Comprido, Oficinas e Santa Cândida.

As obras são de revitalização de equipamentos e ampliação de plataformas, no maior projeto de reforma de terminais implementado pela Urbs desde a implantação destes equipamentos na década de 70. No total, estão sendo investidos R$ 9,6 milhões na melhoria de 17 terminais, além dos R$ 4,4 milhões investidos, no início do ano na reforma e ampliação, em 40%, do terminal Pinheirinho, ponto de partida e chegada dos ônibus da Linha Verde.

Dos 21 terminais, apenas três ainda não estão em obras. A reforma do terminal do Hauer já está em licitação e, no Cabral, a previsão é que as obras, que serão feitas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) sejam iniciadas ainda neste mês. A reforma do Terminal Cabral será feita a partir de projeto desenvolvido pela Urbs e Ippuc, como contrapartida à integração, em novembro do ano passado, do terminal Guaraituba, de Colombo. Já para o terminal Capão da Imbuia o projeto prevê a reconstrução em outra área, próxima da atual, obra para a qual a prefeitura vem buscando recursos.

Obras – O terminal Caiuá, que ficou pronto nesta quarta-feira, ganhou calçadas, pistas internas, novas instalações sanitárias e para portadores de deficiências, novas guaritas de vigilância e cabines para cobradores e catracas. Também foi recuperado o piso e instalado novo tapete emborrachado e antiderrapante, além de pintura da estrutura metálica e vedação contra goteiras.

O terminal Carmo teve a plataforma das linhas do expresso ampliada garantindo espaço ao Ligeirão Boqueirão que entrará em operação nos próximos meses. Além de revisão do sistema elétrico, das calhas e das estruturas, o complexo ganhou nova sinalização horizontal e vertical e infraestrutura para receber deficientes.

Já no Terminal Boa Vista houve troca de elevadores e reforma das estações-tubo, recuperação dos pontos de ferrugem e pintura de toda a estrutura metálica e adaptação das calçadas e acessos para circulação das pessoas com deficiência. As obras incluíram ainda a recuperação dos gradis que contornam todo o terminal e dos protetores de pedestres. Foram ainda instaladas novas placas para orientação dos motoristas que circulam no entorno do terminal e dos motoristas de ônibus, além de demarcação de rampas ou guias rebaixadas.

Fonte: Urbs

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Convênio amplia integração de Curitiba com Campo Magro




O prefeito de Curitiba, Beto Richa, participou nesta segunda-feira (3) da entrega de 12 novos ônibus para a frota de transporte coletivo que atende ao município de Campo Magro, na Região Metropolitana. Richa assinou também um termo de cooperação técnica entre os municípios, para desenvolver projetos em áreas como habitação, planejamento urbano, obras públicas e defesa social. A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, acompanhou o evento.

"Buscamos incansavelmente a integração com municípios da Região Metropolitana, porque não é mais possível pensar em Curitiba isoladamente. Temos problemas em comum, que exigem ações conjuntas em todas as áreas", afirmou Richa. "Transporte público, saúde, habitação, são exemplos de setores em que podemos ajudar e por isso estamos colocando nosso corpo técnico à disposição dos municípios. Este é o primeiro convênio de muitos que faremos", completou.

O prefeito de Campo Magro, José Antônio Pase, agradeceu a parceria que está sendo iniciada com Curitiba. "A capital tem uma experiência acumulada de muitos anos de planejamento. Tem um grande número de profissionais técnicos capacitados que não temos condições de contratar. Com esta parceria faremos projetos e grandes obras para melhorar a qualidade de vida do cidadão de Campo Magro", disse Pase.

O secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Michele Caputo Neto, disse que, assim como Campo Magro, vários municípios da Região Metropolitana procuram a Prefeitura de Curitiba em busca de parcerias em projetos e para ajudar a identificar fontes de financiamento. "Temos que pensar na população como cidadãos metropolitanos e ajudar os prefeitos a resolver problemas que às vezes são simples, mas faltam recursos e pessoal técnico", afirma o secretário.

Segundo Caputo, as áreas de abastecimento alimentar, habitação, o consórcio municipal de saúde e o planejamento urbano concentram a maior parte das demandas dos prefeitos. "Em Fazenda Rio Grande, por exemplo, estamos discutindo projetos habitacionais. Em Araucária, o maior interesse é o programa Bom Negócio, de estímulo ao empreendedorismo. Temos projetos em discussão com Tunas do Paraná, Campina Grande do Sul e Colombo", afirmou.

O presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Mounir Chaowiche, informou que a Cohab teve uma reunião com a secretaria de Desenvolvimento Urbano de Campo Magro para avaliar a situação habitacional. "É uma região delicada, com uma população carente e questões ambientais, que exigem projetos complexos. Por isso a necessidade do assessoramento e da experiência dos nossos técnicos nos projetos", disse Chaowiche.

O secretário da Defesa Social de Curitiba, Itamar dos Santos, falou que o município de Campo Magro receberá apoio técnico desenvolver projetos e buscar recursos federais para organizar uma Comissão Municipal de Defesa Civil. "Neste período de chuvas, o município teve muitas dificuldades para abrigar as pessoas atingidas. Vamos ajudar a diminuir as dificuldades nessa área", disse Santos.

O deputado estadual Osmar Bertoldi, que participou da cerimônia de entrega dos novos ônibus em Campo Magro, comentou a importância do processo de integração metropolitana liderado pelo prefeito Beto Richa. "Estamos diante de um grande momento em que vemos o prefeito dar as mãos aos vizinhos para que todos possam crescer juntos com Curitiba", disse Bertoldi. O deputado federal Afonso Camargo também compareceu ao evento. Prestigiaram o evento também o prefeito. J. Camargo, de Colombo, e os vereadores de Campo Magro Sueli Boza, Alvaro Bueno (Arvinho) e Gusto Juninho.Os 12 novos ônibus entregues na praça Boa Vista, em Campo Magro, representam uma renovação de 60% da frota que atende o município. Os veículos serão usados como alimentadores da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, fazendo a ligação com o terminal Santa Felicidade.

Transporte melhor

Os 12 novos ônibus entregues na praça Boa Vista, em Campo Magro, representam uma renovação de 60% da frota que atende o município. Os veículos serão usados como alimentadores da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, fazendo a ligação com o terminal Santa Felicidade.

Todos são do mesmo padrão dos veículos usados em Curitiba, com acessibilidade total para pessoas com deficiência, motores eletrônicos de última geração (Euro 3), menos poluentes. São também equipados com sistema de monitoramento por satélite (GPS) e sistema de som MP3.

Fonte: PMC