quinta-feira, 30 de julho de 2009

Adotar é tudo de bom

Saindo um pouco do tema ônibus...


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ERRATA:
São apenas 4 Busscar Urbanuss Ecoss pra Água Verde:
JA035 - JA038.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Água Verde


Foto feita pelo amigo Paulo do flogão Paulobus.


Prefixo: JA036
Carroceria: Busscar Urbanuss Ecoss II
Chassi: Mercedes - Benz OF1722M
Categoria: Alimentador
Itinerário: Frontal e lateral, ambos digitais
Lote: JA035 - JA039
Empresa: Auto Viação Água Verde
Obs.: Portas rente a carroceria

terça-feira, 28 de julho de 2009

Enquete

Enquete prorrogada até o dia 31 de agosto de 2009.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

| SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA |




Os ônibus de Curitiba começarão a circular na próxima segunda-feira (27) com cartazes sobre a prevenção da Influenza A, a nova gripe. O objetivo é fazer com que, a partir de dez dicas simples, o público se previna da doença e, em caso de suspeita, saiba como proceder.

Evitar aglomerações e locais fechados e manter os ambientes ventilados (como residências, escolas, escritórios e ônibus) são as principais condutas indicadas no cartaz. O uso de lenço (preferencialmente descartável) para proteger boca e nariz e a lavagem de mãos após fazê-lo vêm a seguir. Também é necessário não tocar olhos, nariz e boca antes de higienizar as mãos e fazer somente o uso individual de itens como copos, talheres e toalhas.

Se alguém tiver febre acima de 38º C com tosse ou dor de garganta, é necessários usar máscara. Nesse caso, também é importante usar medicamentos somente com orientação médica.Em caso de dúvidas, procurar atendimento médico. O mesmo deve ser feito em caso de piora dos sintomas.

Material semelhante ao desenvolvido para os ônibus também está sendo afixado nos Centros Municipais de Urgências Médicas e nas as unidades de saúde da Prefeitura.

Para os Centros de Urgência também foi desenvolvido um folheto, que está sendo entregue exclusivamente aos pacientes classificados como suspeitos de terem a doença. Nele, encontram-se recomendações sobre como proceder enquanto durarem os sintomas. Isolamento domiciliar de uma semana, além das dicas acima mencionadas, fazem parte das orientações.

No folheto, um alerta importante diz respeito a posteriores dificuldades para respirar e dor abdominal forte. Nesses casos, é importante retornar ao serviço médico o mais rápido possível para acompanhamento.

.:: Clique aqui pra visualizar o cartaz da Prefeitura de Curitiba ::.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba




domingo, 26 de julho de 2009

Scania re-lança série F



Atenta às atuais necessidades de transporte de passageiros no Brasil, a Scania apresenta a nova linha de chassis com motor dianteiro Scania Série F, mais uma opção que se adequa às demandas de robustez, conforto e segurança aos usuários.


Com motor de nove litros e o maior torque da categoria, os novos chassis são indicados para operações urbanas, fretamento e rodoviárias intermunicipais e estão disponíveis nas configurações F 230 4x2 e F 270 4x2.

Graças às características de alto torque e robustez do conjunto, a nova linha Scania Série F permitirá o encarroçamento de veículos mais longos, transportando mais passageiros sem prejuízo no desempenho.

Mais informações em:

http://www.scania.com.br/Images/Folheto_F230_low_tcm73-234824.pdf

Fonte: Scania




Caio Induscar lança novo micrão Foz Super


Arrojado, ousado, destemido, mas sempre com o tradicional sorriso no rosto. Esse é o conceito do novo Foz Super da Caio Induscar. Tendência para o presente e para o futuro, o veículo traz linhas limpas e delicadas, mas fortes.

Lançado na Transpúblico 2009, o micrão Caio passou por um face lift, que o deixou mais moderno, com aparência de veículo urbano e intermunicipal. Frente e traseira externa inovadoras, com um novo layout dos faróis, espelhos retrovisores externos com linhas simples e de baixo custo, iluminação em LED.

O veículo possui peças internas em plástico, com excelente acabamento, diminuindo o seu peso. Para aumentar o conforto, oferece poltronas dos passageiros com revestimento em vinil ou almofada em vinil e opcional de poltrona do motorista com amortecimento hidráulico.

Fazem parte das especificações do micro: balaústres verticais alternados, em tubos de alumínio polido e garras de PVC; para-brisa dianteiro inteiriço, laminado e incolor; piso em chapa lavrada ou ecoflex; uma ou duas portas de acesso, tipo fole, com acionamento pneumático e revestimento externo em chapa de alumínio (em partes).

São alguns dos opcionais: anteparos das portas e motorista em tubos de aço encapsulado; balaústres alternados em tubos de aço encapsulados; desembaçador de para-brisas com ar frio e quente; itinerário eletrônico; vigia traseiro fechado. Pode ser encontrado nas versões urbano, executivo e turismo, o veículo pode ser encarroçado nos mais diversos tipos de chassis.

Foz Super, feito especialmente para você. O micrão mais super do mercado.

Fotos:



Fonte: Caio/Induscar

terça-feira, 21 de julho de 2009

Ampliação de estações-tubo agiliza operação do Inter 2


Até o fim deste ano, os usuários da Linha Direta Inter 2 serão beneficiados com um atendimento mais eficiente e rápido, graças à ampliação das estações-tubo no itinerário percorrido pelos ônibus articulados.

Os trabalhos de ampliação estão sendo executados nas estações-padrão que ficam perto da Assembléia Legislativa, no Centro Cívico; na rua Teffé e também na Praça da Bandeira, ambas no bairro Pilarzinho. A capacidade de embarques e desembarques, nestas estações, aumentará em aproximadamente 30%.

O benefício estende-se também às estações maiores do Xaxim, Salgado Filho, Colégio Militar, Praça das Nações e Agrárias. Nesse caso, a capacidade de embarque e desembarque será de 80% a 100% maior que atualmente. As estações-tubo serão também ampliadas nos terminais Capão da Imbuia, Cabral, Hauer, Campina do Siqueira, Capão Raso e Portão, todos servidos pela linha Inter 2.

"As obras, além da ampliação propriamente dita das estações-tubo, incluem ainda a reconstrução das calçadas dos entornos de cada unidade, a instalação de rampas de acesso e de elevadores para facilitar o deslocamento de pessoas deficientes, a substituição de catracas, de vidros, luminárias, comunicação visual e a completa recuperação das estruturas metálicas", explica a gestora da Área de Mobilidade da Urbanização de Curitiba S/A (URBS), arquiteta Olga Prestes.Olga disse ainda que os trabalhos nas estações e terminais são feitos de forma a não prejudicar a circulação de passageiros nesses locais.

O gestor de Operação de Transporte da URBS, Luiz Filla, diz que as adaptações feitas nos terminais e nas estações-tubo em fase de ampliação, atendem à legislação federal que garante maior mobilidade e acessibilidade aos deficientes. "Curitiba sempre esteve na dianteira, com relação a esse problema, e os deficientes sempre mereceram destaque porque representam uma parcela interessante de usuários".

Diariamente 2,3 milhões de usuários utilizam o sistema de transporte. Desse total, em média mil passageiros são cadeirantes, enquanto outros 1,5 mil usam muletas para seus deslocamentos. O índice de usuários com deficiência física é de 0,1%, em relação ao número total de passageiros.

A reforma das estações faz parte de um conjunto de melhorias na linha do Ligeirinho Inter 2, a mais movimentada do sistema, com cerca de 80 mil passageiros por dia. Em janeiro, o prefeito Beto Richa entregou 14 ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, substituindo 14 ônibus comuns com capacidade para 110 passageiros.

Melhorias -

A Linha Inter 2 tem 70 ônibus e até o fim deste ano, 40 deles serão articulados. Isso significará um aumento de 31% na oferta de lugares na linha. A reforma nas estações vai permitir que os articulados possam abrir as três portas o que representará além de mais lugares, maior rapidez no embarque e desembarque.

O Ligeirinho Inter 2 tem um percurso circular cobrindo a cada viagem 38 quilômetros em 12 bairros da cidade, passando por Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba


domingo, 19 de julho de 2009

Enquete

Nova enquete no blog:

"Qual carroceria você acha mais bonita na categoria alimentador?"

Temos 6 opções de escolha:

Marcopolo Torino 2007, Comil Svelto G4, Busscar Urbanuss Ecoss, Caio Apache VIP II, Neobus Mega, Outra.

Para a carroceria que vencer, será feito um especial sobre a mesma.

Enquete finalizada no dia 01/08/2009.

Fotos da entrega do dia 08/07/09

1)
2)
3)
4)
5)

A seguir, algumas fotos do nosso amigo Beto "Rock", dono do http://www.flogao.com.br/ha972 .
1) MN405 > Neobus Spectrum City + MB OF1418.

2 ) Da esquerda pra direita: MN405, JN401, JN400, BN411, HN403, MN611, AN612, AN614 e GN's, Todos são Neobus Spectrum City + MB OF1418.

3) Da esquerda pra direita: HA292 (Caio Apache VIP II + MB OF1722M), BA132 e BA143 (Neobus Mega + MB OF1722M), 18G's (Caio Apache VIP II + MB OF1722M).

4 ) 26A21 > Neobus Mega + MB OF1722M.

5 ) CB027 > Neobus Mega + MB OF1722M.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

A R$1,20, Circular Centro é alternativa para deslocamento rápido

A linha Circular Centro, criada como alternativa para quem não faz deslocamentos a pé na área central, ou encontra dificuldades para estacionar o carro, transporta diariamente cerca de 1,9 mil passageiros no sentido anti-horário, num percurso de 8,18 quilômetros, e 700 usuários no sentido horário, num itinerário de 4,7 quilômetros.

"A linha Circular Centro foi criada na época que antecedeu a implantação das Linhas Diretas, diametrais, servidas pelos Ligeirinhos, numa época em que os usuários dispunham de poucas alternativas para chegar ao outro extremo da área central com rapidez", explica o gestor de Operação do Transporte Coletivo da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Luiz Filla.

No sentido horário, o tráfego é feito por três micro-ônibus, e no sentido inverso, por outros quatro veículos. A linha funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30, e aos sábados, das 6h às 14h. A tarifa custa R$ 1,20.

Atualmente, os micro-ônibus são uma alternativa para quem prefere deixar o carro em casa, economizar combustível e dar preferência ao sistema de transporte coletivo, percorrendo rapidamente trechos da região central da cidade onde o número de vagas para estacionamento nas ruas é limitado e sujeito ao Estacionamento Regulamentado (EstaR).

Além disso, os usuários chegam facilmente não só às lojas e o comercio em geral situados no coração da cidade, bem como aos demais serviços oferecidos na região, como escolas, hotéis, órgãos públicos, terminais de ônibus e centros comerciais.

Percursos – No sentido horário, a partir da praça Santos Andrade, os ônibus seguem pelas ruas Alfredo Bufren, Amintas de Barros, Tibagi, avenida Sete de Setembro, rua Alferes Poli, praça Ruy Barbosa, rua Visconde de Nácar, praça Osório, alameda Cabral, rua Cruz Machado, praça Tiradentes, travessa Tobias de Macedo, chegando ao ponto de partida.

Esse percurso permite ao passageiro, a partir do ponto inicial, alcançar facilmente endereços como a Universidade Federal do Paraná, Teatro Guairá, Terminal Metropolitano de ônibus Guadalupe, Rodoferroviária, Câmara Municipal de Curitiba, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (antigo Cefet), e a Rua da Cidadania Matriz.

No sentido anti-horário, os ônibus, a partir da praça Dezenove de Dezembro, fazem o percurso pelas seguintes ruas: Inácio Lustosa, Trajano Reis, Doutor Muricy, Cândido Lopes, Carlos de Carvalho, Visconde de Nácar, Comendador Araújo, Desembargador Motta e avenida Sete de Setembro. O roteiro prossegue pela avenida Affonso amargo, rua Doutor Faivre, avenida Sete de Setembro, ruas Mariano Torres, Conselheiro Araújo, Carlos Cavalcanti e Riachuelo, retornando ao ponto de partida, na praça.

O usuário desse percurso, a partir do ponto inicial, chega facilmente a endereços como o Passeio Público, Shopping Mueller, Paraná Previdência, Setor Histórico, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e, ao lado, o Shopping Estação. Mais adiante, o Museu Ferroviário, a Rodoferroviária e o Mercado Municipal, a Secretaria Municipal da Saúde e o Círculo Militar do Paraná, entre outras referências


Fonte: Urbs

quarta-feira, 15 de julho de 2009

26C12

O chassi do 26C12 é Volksbus 17.260EOT.
Ele é Neobus Mega.

Santo Antônio vem com Caio

A Santo Antônio já recebeu seus novos convencionais.
São do modelo Millennium 2 da Caio/Induscar, com o chassi da Volksbus 17.260EOT.
18C73 - 18C77.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Entrga dos novos ônibus

Richa entregará, nesta quarta-feira, mais 127 ônibus novos

O prefeito Beto Richa entregará nesta quarta-feira (8), às 10h, no Parque Barigui, mais 127 novos ônibus para renovação da frota da Rede Integrada de Transporte (RIT)

Esta será a terceira entrega de novos ônibus feita por Richa neste ano. Em janeiro, o prefeito entregou 57 novos ônibus, além de 14 novos ônibus que entraram em circulação em maio, no novo eixo de transporte da Linha Verde.

Até o fim do ano serão entregues mais 135 veículos, o que representará a renovação, a partir de 2005, de 1.120 dos 1.910 ônibus da frota da RIT, gerenciada pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A.


Fonte: Urbs

domingo, 5 de julho de 2009

Novidades no SIte Ônibus de Curitiba

Bem, no site Ônibus de Curitiba, já consta as novas aquisições realizadas, com destaque especial para os novos Alimentadores da Auto Viação Água Verde, que com certeza são novidade em Curitiba.
Veja isso e muito mais no site...
http://www.onibusdecuritiba.com.br

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mais algumas fotossss













LA047-HS021-JA025-ML019-garagem redentor












Como prometido, aí estão as fotos.
MR106-LN006-EA965-EB038-HD22x





quinta-feira, 2 de julho de 2009

26C12/MA012/18G15

Créditos de Paulo Gustavo Dias dos Santos


18G15 >>> Caio Apache VIP II + MB OF1722M


MA012 >>> Marcopolo Torino 07 + MB OF1722M



26C12 >>> Neobus Mega + (qual será o chassi?)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mais fotos dos Novíssimos ônibus da São Bráz.
21A37 e 21A40.